PRETO NO BRANCO
Agrupamento de Escolas D. Manuel de Faria e Sousa
Pesquisa

Palestra sobre bullying.
Por Cristina Oliveira (Professora), em 2017/07/10311 leram | 0 comentários | 104 gostam
No dia 20 de outubro, duas turmas de 5.º ano assistiram a uma palestra sobre bullying dinamizada pela Escola Segura.
Bullying é a prática de atos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa, que podem causar danos físicos e psicológicos às vítimas. O termo surgiu a partir do inglês bully​, palavra que significa tirano, brigão ou valentão, na tradução para o português.
O bullying é, geralmente, feito contra alguém que não consegue defender-se ou entender os motivos que levam à tal agressão. Normalmente, a vítima teme os agressores, seja por causa da sua aparente superioridade física ou pela intimidação e influência que exercem sobre o meio social em que está inserido.

O bullying pode ser praticado em qualquer ambiente, como na rua, na escola, na igreja, em clubes, no trabalho, etc. É, muitas vezes, praticado por pessoas dentro da própria casa da vítima, ou seja, pelos seus próprios familiares.
Atualmente, o Bullying é reconhecido como problema crónico nas escolas e com consequências sérias, tanto para as vítimas, quanto para os agressores.

Na escola, as formas de agressão entre alunos são as mais diversas, como empurrões, pontapés, insultos, espalhar histórias humilhantes, mentiras para implicar a vítima a situações vexatórias, inventar apelidos que ferem a dignidade, captar e difundir imagens (inclusive pela internet), ameaças (enviar mensagens, por exemplo), e a exclusão.
Entre os meninos, os ataques mais comuns são os físicas. Ainda que não efetivada a agressão, os agressores costumam ameaçar, meter medo às suas vítimas. Relativamente às meninas, os agressoras costumam espalhar rumores mentirosos, ou ameaçarem e espalharem segredos para causar mal estar.
As ameaças podem vir acompanhadas de extorsão e chantagem para obter dinheiro.
Se estás a ser vítima de bullying ou conheces alguém que está a ser, não tenhas medo de contar a alguém da tua confiança o que está a ocorrer.

A polícia aconselha as vítimas a ganharem coragem e contarem a um familiar, amigo, professor, polícia ou alguém de confiança.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário