PRETO NO BRANCO
Agrupamento de Escolas D. Manuel de Faria e Sousa
Pesquisa

O Dia Mundial do Livro
Por Cristina Oliveira (Professora), em 2017/04/26240 leram | 0 comentários | 121 gostam
Em 1995, no decurso da 28ª Conferência Geral, a UNESCO declarou o dia 23 de abril como Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor. Este ano associa-se aos 150 Anos da Abolição da Pena de Morte em Portugal.
A escolha da data tem por base a lenda catalã de S. Jorge, cujo dia se comemora, precisamente, a 23 de abril. Segundo a lenda, São Jorge matou o dragão que atemorizava o povo, e do sangue do dragão nasceu uma rosa que o santo deu de presente à sua princesa. Por isso, nesta data, manda a tradição que os cavalheiros ofereçam uma rosa vermelha às suas damas. Em troca, estas devem oferecer-lhes um livro, testemunho das aventuras do heróico cavaleiro.
    Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, falecidos em abril de 1616.

    Em 2017, e porque se comemoram os 150 Anos da Abolição da Pena de Morte em Portugal, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas quis relacionar o Dia Mundial do Livro com esta efeméride, incitando à leitura e celebrando o livro como um hino à vida.

    Por todo o mundo comemora-se esta data com iniciativas ligadas à leitura, aos livros e ao acesso à informação e ao conhecimento. O livro e a leitura são fatores fundamentais para o crescimento económico, político, social e cultural, e encontram-se na base da cidadania plena.


Feliz Dia Mundial do Livro!


fonte: www.dglb.pt/


Comentários

Escreva o seu Comentário