PRETO NO BRANCO
Agrupamento de Escolas D. Manuel de Faria e Sousa
Pesquisa

Escola de Pais
Por Luísa Azevedo (Professora), em 2017/02/14319 leram | 0 comentários | 129 gostam
Ao longo do ano letivo, implementar-se-á uma Escola de Pais neste Agrupamento. Esta iniciativa merece o reconhecimento de toda a comunidade escolar.
Pretendendo responder às dificuldades constatadas a nível de aprendizagens e comportamentos dos seus alunos, a escola deve socorrer-se de diferentes estratégias para o conseguir. Os docentes em geral reconhecem essa necessidade e perseguem esse objetivo de diferentes formas. No presente ano letivo, a docente Teresa Nabais fê-lo implementando a “ESCOLA de PAIS”, em parceria com a Associação de Pais, neste nosso Agrupamento. Como elemento desta comunidade educativa sinto-me impelida a felicitar esta iniciativa e os seus propósitos. Este projeto envolve um conjunto de especialistas e temas que ajudarão os pais e encarregados de educação na tarefa de educar. Sabendo que a escola e família devem aliar-se para promover a qualidade das respostas às necessidades dos nossos educandos, será uma oportunidade de formação e esclarecimento a não perder.
Este trabalho desenvolver-se-á ao longo de seis sessões e em todas elas ocorrerão esclarecimentos, partilhas, reflexões, sugestões que redundarão num crescimento em competências e numa melhoria académica e de socialização dos alunos. Quanto mais sólida e sadia for a relação familiar melhor será o desempenho dos alunos na escola. Este espaço de estímulo para a informação dos pais merecerá a envolvência de todos quantos compreendem e vivenciam um acompanhamento responsável dos seus educandos. A escola deve motivar os pais para esta participação, na certeza de que dela resultará um incremento da interação das famílias com a escola, imprescindível na tarefa de formar educar.
Deixo aqui o meu incentivo a este trabalho e, reconhecidamente, exprimo a minha admiração, respeito e agradecimento a todos os que, de diferentes formas, estão ou passarão a estar envolvidos neste trabalho.

                                                                             A professora Luísa Azevedo


Comentários

Escreva o seu Comentário