plantão filosófico
Jornal de Filosofia
Pesquisa

Racismo
Por Edemilson Leão de Lima (Leitor do Jornal), em 2019/08/0731 leram | 0 comentários | 4 gostam
O racismo é a discriminação. O social baseada no conceito de que existem diferentes raças humanas e que uma é superior as outras. Elaborado por: Sandra da Silva
No Brasil e no mundo multiplicam-se muitas as denúncias de racismo esses casos vão desde mensagens de cunho racistas escritos em portas de banheiros até uma fantasia de escravos para os dias das bruxas.
   Existem vários tipos de racismo: Entre eles o racismo individual ,institucional, cultural, primário, comunitário ou diferencialista o racismo ecológico ou ambiental.
 O racismo é a discriminação social baseada no conceito de que existem diferentes raças humanas e que uma é superior a outras.
  Estas noções tem base em diferentes motivações em especial as características físicas e outras traços do comportamento humano consiste em uma atitude,depreciativa e descriminatória não baseada em critérios científicos em relação a algum grupo social ou étnico.
  O racismo no Brasil é um crime previsto na lei (n 7,716/1989)é inafiançável e não prescreve, ou seja, quem comete o ato racista pode ser condenado mesmo anos depois do crime.
  O preconceito racial está relacionado com os conceitos como homofobia, xenofobia, bullying racista entre outros debatidos.
   Na atualidade, foi estabelecido pela ONU no dia 21 de março,como o dia Internacional de luta pela eliminação da discriminação racial. Essa data foi escolhida em memória aos mais de 60 mortos do massacre ocorrido na Africa do Sul nesse mesmo dia no ano de 1960.
  A declaração Universal dos direitos do homem foi criado com o objetivo de proteger os direitos fundamentais dos seres humanos condenando todo o tipo de discriminação seja pela cor,gênero, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer que fosse a condição.


Comentários

Escreva o seu Comentário