plantão filosófico
Jornal de Filosofia
Pesquisa

Direitos humanos e a cidadania
Por Mauricio Varela (Leitor do Jornal), em 2017/05/04197 leram | 0 comentários | 37 gostam
Cidadão é todo aquele que colabora e argumenta que expressa sua ideia na sociedade, Direitos humanos são valores, princípios e normas que se referem ao respeito. Autores: Mauricio Rios, Thais Melo e Vera Melnechuki.
DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA

 Cidadania é a tomada de consciência de seus direitos, tendo como contrapartida a realização dos deveres. A cidadania deve ser entendida como processo contínuo, uma construção coletiva, significando a concretização dos direitos humanos.
  Cidadão é todo aquele que participa, colabora e argumenta sobre as bases do direito, ou seja, é um agente e atuante que exerce e deveres. Ser cidadão implica em não se deixar oprimir nem sub-julgar, mas enfrentar o desafio para defender e exercer seus direitos.
  Direitos humanos são valores, princípios e normas que se referem ao respeito a vida e a dignidade. Os direitos humanos estão consagrados em declarações convenções e pactos internacionais, sendo a referencia maior a declaração universal dos direitos humanos. Democracia significa governo do povo que assegurava pelo gozo dos direitos da cidadania. Assim quando há isonomia, ou seja igualdade diante da lei, há democracia. O artigo da constituição do Brasil afirma a democracia formalmente, definindo como seus fundamentos a soberania e a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho da livre iniciativa e o pluralismo político.
  Cidadania é um exercício pleno dos direitos civis, políticos e sociais, é saber dizer obrigado, desculpa, por favor e bom dia se necessário. Há detalhes que parecem insignificantes mas revelam estados da cidadania. Respeitar o sinal vermelho no transito, não jogar lixo fora da lixeira, não destruir o patrimônio público ou de uso público etc...
  Por trás desse comportamento, está o respeito ao demais, pois a pŕática da cidadania envolve muito mais a coletividade do que o individual. O direito de ter direitos é uma conquista da humanidade. Foi uma conquista dura. Muita gente lutou morreu para que tivéssemos direitos trabalhista e o direito de votar. Pessoas dera ma vida combatendo a idéia errada de que o rei tinha direitos divinos e podia fazer tudo, cabendo ao povo obedecer cegamente.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário