plantão filosófico
Jornal de Filosofia
Pesquisa

Ciência da computação
Por Edemilson Leão de Lima (Leitor do Jornal), em 2016/07/06263 leram | 0 comentários | 54 gostam
Diante de um cenário difícil, onde as empresas estão ainda mais exigentes na hora de contratar, procurando trabalhadores que realmente resolvam problemas, reduzam custos e tragam bons resultados. Conheça uma profissão que está em alta no momento.
A carreira em Ciência da Computação
O profissional formado em Ciência da Computação atua basicamente na elaboração de programas de informática.
Um bacharel em Ciência da Computação cria desde ferramentas simples, como um aplicativo financeiro para lançar despesas pessoais, até programas complexos de gerenciamento de produção ou de processamento de informações.
Um cientista da computação, como é chamado o profissional formado em Ciência da Computação, pode ser contratado para trabalhar em uma equipe de desenvolvedores, criando software de acordo com necessidade dos clientes. Também pode atuar no departamento de Pesquisa e Desenvolvimento de uma empresa.
Remuneração média
R$ 4.695,47
Áreas de atuação
Analista de Sistemas, Arquiteto de Software, Gerente de TI, Docência ou Pesquisa
Duração média do curso: 4 anos
Tipos de formação: bacharelado ou licenciatura
Além de atuar como desenvolvedor ou programador, o cientista da computação pode trabalhar como:
Analista de Sistemas – É responsável por elaborar documentos e alguns modelos que especificam os requisitos para o desenvolvimento de um software.
Arquiteto de Software – Modela os sistemas e a infraestrutura que o software precisa para funcionar.
Gerente de TI – Gerencia os projetos de software, coordenando equipes e planejando o desenvolvimento de sistemas.
Docência ou Pesquisa – Trabalha como professor em instituições de ensino ou desenvolve pesquisas tecnológicas.
Perfil do profissional formado em Ciência da Computação
Por se tratar de um profissional da área de Tecnologia da Informação (TI), é indispensável que tenha aptidão para lidar com dispositivos tecnológicos. Gostar de Matemática é outra característica importante deste profissional, já que terá uma grande carga desta disciplina durante a faculdade.
Para acompanhar as novas tecnologias e tendências do setor é preciso ser dinâmico e ter muita curiosidade. Esta é uma área que está em constante atualização, novas tecnologias surgem a cada dia, e é preciso acompanhar as novas tendências para se manter competitivo no mercado de trabalho.


Mercado de trabalho para quem faz Ciência da Computação
Profissionais da área da computação encontram um mercado de trabalho bastante amplo no país. Hoje em dia qualquer empresa utiliza algum tipo de tecnologia para desenvolver suas atividades. Mesmo uma empresa de pequeno porte necessita do auxílio de computadores para melhor organizar seu negócio e não ficar estagnada no tempo.
O profissional formado em Ciência da Computação pode trabalhar em qualquer empresa que utilize uma rede de computadores. O setor industrial costuma absorver grande parte dos profissionais formados nessa área.
Não é raro encontrarmos profissionais que trabalham como autônomos, prestando serviços para particulares ou empresas de forma terceirizada.
Há ainda os profissionais que decidem seguir a carreira acadêmica e ministrar aulas de computação para a educação básica ou escolas de computação. Para atuar em universidades é preciso continuar os estudos e fazer alguma pós-graduação (como mestrado ou doutorado).
Sobre o curso superior em Ciência da Computação
O curso de Ciência da Computação, também chamado de Ciências da Computação, possui muitas disciplinas de Matemática e boa parte da estrutura curricular é composta por disciplinas destinadas ao aprendizado das linguagens de programação mais utilizadas.


Comentários

Escreva o seu Comentário