plantão filosófico
Jornal de Filosofia
Pesquisa

EPICURISMO
Por Emilli Zamboni (Leitora do Jornal), em 2016/07/05343 leram | 0 comentários | 45 gostam
O papel da filosofia é bem claro: cuidar da alma, assim como, um médico cuida do corpo.
A doutrina da antiguidade clássica pregava a satisfação (moderada) e zombava do destino.
 Para Epicuro, a verdadeira felicidade só pode ser alcançada quando o homem entender que o único prazer possível é aquele alcançada pela ausência de preocupação da mente e do corpo. Essa, para o filósofo, é a verdadeira ideia de felicidade. O discípulo Diógenes resumiu a sabedoria do mestre em quatro "remédio" de cunho bem prático :
1) os deuses não devem ser temidos. Ele, Epicuro, acreditava na existência dos deuses , mas sustentava que eles eram indiferentes aos humanos. Assim, é inútil teme-los ou se preocupar com castigos . Ter medo do destino é igualmente desnecessário: ele não é tecido por forças divinas mas escrito pelos humanos.
 2) : A morte não deve amedrontar , simplesmente não faz sentido se preocupar.
 Acompanhe o raciocínio: quando um ser existe, a morte não existe para ele . quando ela existe ,ele é que não não existe mais. Assim nunca nós nos encontramos com a morte, logo ocupemos nossas mentes com a vida e desfrutemos dela.
 3): o bem é fácil de ser obtido
 4): e o mal fácil de suportar
A noção de prazer é estritamente refinada, não se trata de uma busca desenfreada pela fruição do momento presente, como era para Aristipo De Areno. O prazer do epicurismo é calma e sereno. O sábio deve evitar a dor e as perturbações ,levando a vida isolada das multidões,Dos luxo,e os excessos. Colocando-se em harmonia com a natureza;ele desfruta da paz. Epicuro condena a renovação a qualquer preço e a ânsia pela mudança, pregando uma espécie de prazer tranquilo e para vivenciar esse prazer é necessário evitar a dor, como ensina o quarto "remédio" de Diógenes. Diferentemente da postura desapegada em relação ao passado e ao futuro ,os epicuristas afirmavam que, para amenizar momentos dolorosos, nada como se lembrar de alegrias passadas ou criar expectativas felizes em relação ao futuro.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário