plantão filosófico
Jornal de Filosofia
Pesquisa

Mito da caverna de Platão
Por Adrian W Nesi (Leitor do Jornal), em 2016/07/02529 leram | 0 comentários | 53 gostam
O modo como a sociedade leva seus pensamentos, cultura ao extremo sobrepondo a ideia dos outros.
Conta a historia de 3 homens que viveram acorrentados numa caverna desde que nasceram, suas vidas eram baseadas em sombras q eram feitas por pessoas que passavam pelo lado de fora da caverna, assim eles viveriam sem distinguir a verdade da realidade que passava fora da caverna.
 Mais tarde quando já estavam mais velhos, um deles conseguiu fujir da caverna, assim pode contemplar a verdadeira realidade, depois de conhecer toda a realidade, ele lembra de sua antiga vida na caverna e tenta contar para seus amigos como é a realidade fora da caverna, como era diferente a vida la fora.
 Seus amigos não o reconheceram pois viram somente a sua sombra na parede, e o eco de sua voz, seus amigos assim diziam "Você esta louco, pare com isso ou vamos te matar".
 O real significado da historia, é dizer que nós estamos acorrentados em nossa própria caverna, sendo que nossas mais existentes correntes são a nossa forma de pensar e a nossa cultura, " Passada de pai pra filho", estamos acostumados com as noções sem que questionemos sobre elas, para fazer o que e certo. A caverna é o mundo em que vivemos, em que as imagens prevalecem sobre os conceitos formados por nós.
 Ao descobrirmos a verdade temos certas dificuldades para entende-la e para isso devemos deixar as pessoas e os pensamentos insanos e leigos, nós não devemos deixar a mídia distorcer a verdade, e sim correr atrás dela.


 ESCRITO POR: Adrian Nesi.
 IDEALIZADO E SINTETIZADO POR: Gustavo Armatiuck e Adrian Nesi.

 

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário