PEI AZEREDO
Eepei Maria Ap. Azeredo Passos
Pesquisa

Dia do Folclore
Por Adevilson P. Matos (Professor), em 2020/08/20161 leram | 0 comentários | 95 gostam
Dia 22 de agosto é considerado, em todo território nacional, o Dia do Folclore, data esta que é utilizada para comemorar e ensinar á população a importância que o folclore tem para a cultura do nosso país.
Dia 22 de agosto é considerado, em todo território nacional, o Dia do Folclore, data esta que é utilizada para comemorar e ensinar á população a importância que o folclore tem para a cultura do nosso país.
Por folclore entendemos as manifestações que caracterizam a identidade social de um povo. O folclore pode ser manifestado de diversas formas e reproduz os costumes e tradições de um povo transmitidos de geração para a geração. Sendo assim, todos os elementos que são parte da cultura e estão enraizados na tradição são parte do folclore.
As manifestações do folclore se dão por meio de mitos, lendas, canções, danças, artesanatos, festas populares, brincadeiras, jogos etc.
Como exemplo das diversas lendas que estão presentes na nossa cultura, temos a lenda da Iara. A história, criada pelo povo Tupi-guarani, conta sobre uma poderosa índia que, antes de virar sereia, vivia em uma tribo junto com sua família. A índia era tão bela que esbanjava beleza por onde passava e, por isso, causava inveja em muitas pessoas, inclusive em seus irmãos que, indignados com isso, queriam matar a irmã e desaparecer com o corpo.
Em uma noite qualquer, chamaram a irmã pra executar o plano, mas ao chegar no local, foram surpreendidos pela força que índia, que escapou da armadilha e cometeu o crime contra eles.
Com muito medo do que seu pai, o Pajé, faria se descobrisse a índia fugiu, mas foi descoberta. Como punição pelo crime cometido, foi atirada no rio Negro e Solimões. Porém, para sorte da índia, os peixes decidiram salvá-la e, assim, transformar a garota em uma sereia.
Atualmente, a lenda conta sobre uma bela sereia que sobe às margens do rio todas as noites, em busca de homens distraídos, para levá-los ao fundo da água, de onde eles nunca mais voltam. Dizem, ainda, que os homens que conseguem escapar e voltar às margens, ficam completamente enlouquecidos e o feitiço só consegue ser desfeito por um pajé.
Além de tudo, a Iara tem ligação com algumas religiões, como é o caso do candomblé. Na religião, a sereia Iara é atribuída ao orixá de origem africana: Iemanjá. Para eles, Iemanjá é a mãe protetora dos pescadores, protegendo-os do perigo do mar.




Por Geovana Gomes Oliveira - Aluna da 3ª Série do Ensino Médio.


Comentários

Escreva o seu Comentário