PEI AZEREDO
Eepei Maria Ap. Azeredo Passos
Pesquisa

Jogando Pedra, Papel, Tesoura
Por Adevilson P. Matos (Professor), em 2020/08/17171 leram | 0 comentários | 89 gostam
Alunos do 6º ano A, da E.E Maria Aparecida de Azeredo Passos , distraem-se orientados pelo profº Elias jogando Papel, tesoura ou pedra, também chamado em algumas regiões do Brasil de jokempô.
Alunos do 6º ano A, da E.E Maria Aparecida de Azeredo Passos , distraem-se orientados pelo profº Elias jogando Papel, tesoura ou pedra, também chamado em algumas regiões do Brasil de jokempô (do japonês じゃんけんぽん, jankenpon) é um jogo de mãos recreativo e simples para duas ou mais pessoas, que não requer equipamentos nem habilidade.
No Janken-pon, os jogadores devem simultaneamente esticar a mão, na qual cada um formou um símbolo (que significa pedra, papel ou tesoura). Então, os jogadores comparam os símbolos para decidir quem ganhou, da seguinte forma:
• Pedra ganha da tesoura (amassando-a ou quebrando-a).
• Tesoura ganha do papel (cortando-o).
• Papel ganha da pedra (embrulhando-a).
A pedra é simbolizada por um punho fechado; a tesoura, por dois dedos esticados; e o papel, pela mão aberta. Caso dois jogadores façam o mesmo gesto, ocorre um empate, e geralmente se joga de novo até desempatar. Este jogo possui uma única regra: não é permitido mostrar pedra duas vezes seguidas.
No Japão, Pedra, papel, tesoura é chamado simplesmente de "Janken" . Acredita-se que Janken basea-se em dois jogos Ken mais antigos, "Suu Ken" e "San Sukumi Ken". O San Sukumi Ken existiu no Japão desde tempos antigos, e o Suu Ken foi importado da China no fim do século XVII. Os jogos Ken começaram a aumentar em popularidade em meados do século XIX. Acredita-se que Janken foi inventado no fim do século XIX, julgando fontes textuais da época sobre jogos Ken.
Em 2012, cientistas da Universidade de Tóquio criaram um robô (uma espécie de mão robótica com câmeras de alta velocidade), que nunca perde no Janken-pon. O "truque" tem a ver com um mapeamento da mão e uma prévia visualização através de câmeras a fim de detectar o início do movimento dos dedos.
O jogo é conhecido em vários lugares do mundo, e é acompanhado de "gritos" ou rimas diferentes: Nos países lusófonos, os jogadores geralmente dizem "Pedra, Papel, Tesoura" antes de jogar. Em algumas regiões do Brasil usa-se "Janken-pon" devido à influência de imigrantes japoneses, sendo que pedra, papel e tesoura não é o nome usual do jogo em São Paulo. No Rio Grande do Sul, no entanto, este jogo tem o nome alternativo de "escoteirinho", que a palavra que se fala antes de jogar.




Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário