PEI AZEREDO
Eepei Maria Ap. Azeredo Passos
Pesquisa

Meu Jornal Meu Mundo
Por Adevilson P. Matos (Professor), em 2020/07/24123 leram | 0 comentários | 91 gostam
Conhecer o ambiente em que vivemos, verificar a influência do homem no meio em que que vive e em sua comunidade, analisar o processo de construção de saberes discentes através da produção do jornal escolar.
Objetivos: Conhecer o ambiente em que vivemos, verificar a influência do homem no meio em que que vive e em sua comunidade, analisar o processo de construção de saberes discentes através da produção do jornal escolar, promover o letramento e a conscientização da cidadania, e ideologia. Criar possibilidades de autoria e protagonismo aos alunos, professores e comunidade escolar de modo geral.

Sabendo que a Eletiva é um trabalho interdisciplinar que podemos aprender uns com os outros como mencionados nos 4 Pilares da Educação (Aprender a Ser, a Conhecer, a Conviver e a Fazer), ensinar é fazer pensar, é estimular o aluno para a identificação e resolução de problemas, ajudando-o a criar novos hábitos de pensamento e ação, fatores fundamentais no processo de desenvolvimento ensino aprendizagem. Nossa proposta de trabalho surgiu a partir do estudo dos Projetos de Vida dos educandos, onde concretizamos no tema Leitura, Escrita e Empreendedorismo. Temos em mente que a Leitura e Escrita é um tema que nossos alunos precisam aprimorar cada vez, como educadores, precisamos pensar em uma escola que promova esse aprendizado, despertando nos alunos a responsabilidade social e a consciência na produção de texto, artigos e notícias, tanto para a Escola com para a comunidade onde vivem. Correlacionar a Leitura e a Escrita com a criação de um Jornal, integra de forma organizada os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais de uma sociedade. Define ações e atividades que visam suprir suas necessidades em comprometer o presente e futuro desta e das próximas gerações. Ou seja, a criação do Jornal está diretamente relacionada ao desenvolvimento cultural e intelectual dos educandos. Trabalhar com a produção de um jornal escolar no contexto escolar é um importante instrumento de construção de saberes, sendo um artefato articulador de práticas educativas, facilitando o processo de comunicação na escola. Despertando nos alunos suas potencialidades, e habilidades. Inserir e incentivar a produção de um jornal escolar também é uma forma de trazer para dentro da escola a cultura científica, tendo a escola uma oportunidade de levar pra os alunos a interação com a leitura, letramento, tecnologia e ciência. A produção de um Jornal Escolar é um excelente instrumento para a divulgação dos projetos pedagógicos e dos conteúdos trabalhados nas áreas do conhecimento, além de poder mostrar a realidade da comunidade no qual a escola está inserida. Despertando nos discentes uma motivação nas produções sendo de suma importância para o processo de aprendizagem.

Vídeo de apresentação do projeto: https://youtu.be/bJZmjL5IASg (copie o link e cole no se navegador)

Professores:
Adevilson
Hugo
Elias

Alunos:
AMANDA ALVES VIEIRA
ANA CLARA MONTEIRO
ANTONIO CARLOS DOS SANTOS BARBOSA
DAVID OLIVEIRA DA SILVA
EDUARDA OLIVEIRA SANTANA
ELOISA SANTOS DOS REIS
EMANOEL DOS SANTOS DE OLIVEIRA
FELIPE BARROS DA SILVA
HALANA VITORIA CARDOSO BARBOSA DA SILVA
HELOISA FERREIRA DE SOUZA
HENZO FERNANDO SEVERIANO DE SOUZA
IASMIM NORONHA DE OLIVEIRA
JULIA DE SOUZA BENITEZ
JULIO CESAR GUIMARAES DE OLIVEIRA
KAUA DOS SANTOS ROCHA
LARA EMANUELE AZANHA DOS SANTOS
LAURA FERNANDA SILVA
LEIDIANE DOS SANTOS OLIVEIRA
LIVIA PEREIRA SIBERIO DOS SANTOS
LUIZ FERNANDO GERACINO SANTIAGO
SAMELA CARDOSO MARQUES DOS SANTOS
THAYANI BEZERRA SANTOS

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário