Panorama
Jornal da Escola Secundária de Rocha Peixoto
Pesquisa

Alunos de Ciências e Tecnologias visitam Holanda
Por Albina Maia (Professora), em 2015/03/24671 leram | 0 comentários | 144 gostam
Alunos de quatro turmas do 12º ano da área de Ciências e Tecnologias fizeram uma visita de estudo à Holanda entre os dias 11 e 15 de Março com grande proveito e entusiasmo de todos
. A visita foi orientada tendo em conta as perspectivas dos alunos em relação a uma previsível continuação de estudos nas áreas de engenharia e de ciências da saúde.
Na Quinta-feira foi realizada uma visita ao grande dique que a norte de Amesterdão separa o Mar do Norte do grande lago de água doce Ijsselmeer que chega até à cosmopolita cidade. Os alunos puderam ver as grandes eclusas que permitem o escoamento das águas para o mar em altura de maré baixa. Também puderam ver vários “polders” (terras conquistadas às águas) e o sistema de canais envolventes que permite o escoamento dessas águas. Também lhes foi explicado que o trabalho de secagem de terrenos não termina com o escoamento das águas, continuando com todo um trabalho sustentável que permite transformar esses espaços em terras produtivas. Ainda puderam visitar povoações tradicionais como Zaanse Schans, Edam e Volendam.
Na Sexta-feira foi realizada uma visita à famosa Universidade de Leiden, com visita guiada detalhada ao Centro Hospitalar Universitário (LUMC). Os alunos assistiram a uma interessante apresentação do trabalho de investigação realizado por um antigo aluno da Escola Secundária de Rocha Peixoto, doutorado pela Universidade de Leiden e investigador na área do “cancro do cólon”. Foram ainda feitas visitas ao Museu Anatómico e aos laboratórios de investigação. Durante a tarde os alunos tiveram uma visita guiada à antiga e bonita cidade de Leiden, incluindo a visita ao edifício antigo da universidade, onde ainda hoje se realizam todos os atos solenes como os doutoramentos.
No Sábado os alunos puderam sentir o pulsar da cidade de Amesterdão, visitando os mercados ao ar livre, visitando o Museu Madame Tussauds e passeando de barco pelos canais.
Não foi sem alguma nostalgia que todos deixaram a cidade no Domingo para voltar à “vida normal”, mais enriquecidos e motivados para os objectivos que definiram para a sua vida futura.

Professor Noel Miranda

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 



publicidade