Panorama
Jornal da Escola Secundária de Rocha Peixoto
Pesquisa

LEICA, UM ICONE NO MUNDO DAS MÁQUINAS FOTOGRÁFICAS
Por Marvim Fernandes (Professor), em 2015/01/211526 leram | 1 comentários | 215 gostam
A Leica Camera AG, que em Famalicão, produz orgulhosamente uma das mais famosas e evoluídas máquinas fotográficas do mundo, foi objeto de uma Visita de Estudo por parte dos Formandos do Curso Profissional de Técnico de Produção em Metalomecânica.
A Leica é uma empresa implantada em Portugal desde 1973, sendo que em 2013 construiu novas instalações de grande dimensão e com as mais recentes tecnologias de fabrico. Neste momento colaboram com a empresa aproximadamente 850 trabalhadores.

Com um layout meticuloso, acompanhado de um ambiente completamente asséptico, produz uma variada gama de aparelhos optoeletrónicos, tais como miras e binóculos de grande qualidade que levam o nosso Made in Portugal.

Contudo a Leica é mais conhecida pelas suas excelentes e famosas máquinas fotográficas cujo preço varia dos seis mil a vinte e cinco mil euros. Estas por razões comerciais vão para a Alemanha com todos os elementos que as constituem e apenas com alguns desmontados, sendo que saem deste país com um Made in Germany.

A Leica depois de alguma negociação da nossa parte, teve a amabilidade de proporcionar uma visita guiada pelo setor de maquinação de onde saem os corpos das máquinas (sendo o nosso grupo o primeiro a ter esse privilégio), mas tivemos também a oportunidade de ver através de amplas divisórias envidraçadas a secção de acabamentos, pintura, tratamentos superficiais e montagem. Isto porque nestas instalações todo o ar é tratado relativamente a temperatura, humidade e número de partículas no ar. Nas ditas salas limpas só poderiam entrar os colaboradores previamente desempoeirados e devidamente protegidos, com um ambiente em que o fluxo de ar é vertical de cima para baixo e com pisos falsos de forma a fazer passar toda a atmosfera por sucessivos filtros para eliminar praticamente todas as partículas.

Foi permitido contudo entrar numa sala menos exigente a este nível e apreciar com que rigor manual se fazia a marcação de números num anel de objetiva.

A organização da produção, os aspetos ergonómicos e a super limpeza de todas as áreas produtivas, surpreenderam todos os nossos formandos e professores que acompanharam a visita.

Por fim os engenheiros responsáveis pela condução dos dois grupos em que foi dividida a turma do 11º Ano do Curso Profissional de Técnico de Produção em Metalomecânica, colocaram algumas questões aos nossos formandos e também abordaram a temática comportamental dos jovens perante os desafios que os esperam ao nível do setor da produção em Metalomecânica, apelando para o seu empenho, atitude e aquisição de competências que os possam diferenciar num mundo tão competitivo como o que vivemos atualmente.

Nota:Por razões de segurança e sigilo, não foi permitida a captação de imagens no interior dos espaços de produção.

Mais Imagens:

Comentários
Por Pedro Torre (Aluno, 11ºn), em 2015/05/05
Foi uma visita muito produtiva e é um orgulho ter visitar uma empresa desta dimensão.

Escreva o seu Comentário
 



publicidade