Panorama
Jornal da Escola Secundária de Rocha Peixoto
Pesquisa

IMPRESSÃO 3D E NOVAS TECNOLOGIAS NA ROCHA PEIXOTO
Por Marvim Fernandes (Professor), em 2014/12/312061 leram | 3 comentários | 266 gostam
Este projeto com o apoio do CATIM, visa incentivar de forma dinâmica, os nossos jovens de Mecânica e outros que estiverem interessados, a utilizarem as novas tecnologias de produção com impressão 3D, instalada nas nossas Oficinas de Mecânica.
Este Projeto em desenvolvimento desde 7 de Janeiro de 2015, pela via do estabelecimento de um Protocolo de Colaboração da nossa Escola e Grupo de Mecânica, com o CATIM - centro de apoio tecnológico à indústria metalomecânica sediado no Porto, visa de uma forma dinâmica, incentivar os nossos jovens de Mecânica a utilizarem as novas tecnologias de fabrico, adquirirem novas competências tecnológicas e comportamentais, colaborarem em equipa, começando por montar e colocar em funcionamento uma impressora 3D (a primeira na nossa Escola).

Em seguida através da modelação de peças (produtos) com software de modelação 3D, executarão a respetiva impressão em ABS (acrylonitrile butadiene styrene) com o equipamento preparado pelos mesmos. Os formandos modelarão digitalmente os objetos a imprimir, aprendendo os conceitos inerentes a esta nova forma de fabricação.

No final do projeto o Catim oferecerá a impressora 3D à nossa Escola e a mesma ficará nas instalações de Mecânica.

Nesta atividade e numa primeira fase participam 3 formandos do 10º Turma N e 3 formandos do 11ºN. As sessões de trabalho estão a ser realizadas nas instalações de Mecânica da nossa escola sendo acompanhadas pelos Técnicos do Catim Eng.º Luís Rocha e Eng.ª Joana Vieira e ainda por Engº Paulo Oliveira e Engº Marvim Fernandes, Professores da Componente Tecnológica do Curso Profissional de Técnico de Produção em Metalomecânica (variante programação e maquinação). Pretende-se que este grupo de formandos após esta formação inicial, dissemine (objetivo essencial) os conhecimentos adquiridos, a todos os outros formandos de Mecânica ou outros alunos/formandos de outros cursos bem como à comunidade educativa em geral.

Agradecemos ainda, ao CATIM a possibilidade de nos permitir aceder a esta recente tecnologia e ao Engº Luís Rocha e Engª Joana Vieira pelo seu tão atencioso acompanhamento e formação prestados aos nossos Jovens de Mecânica.

Site do CATIM
http://www.catim.pt/index.php?run=Reconhecimentos

Mais Imagens:

Comentários
Por Ângela Teixeira (Leitor do Jornal), em 2015/02/09
Muito bem, parabéns!
Por Carlos Santos (Aluno, 7 D), em 2015/03/10
Eu gostaria de ver esse projeto da impressora 3D.
Sou o aluno nº7 da turma do 7ºD
Por Carlos Santos (Aluno, 7 D), em 2015/03/10
Eu gostaria de ver esse projeto da impressora 3D.
Sou o aluno nº7 da turma do 7ºD

Escreva o seu Comentário
 



publicidade