Panorama
Jornal da Escola Secundária de Rocha Peixoto
Pesquisa

Visita a Sintra
Por Albina Maia (Professora), em 2014/05/19348 leram | 0 comentários | 81 gostam
No dia 21 de abril realizou-se uma visita de estudo à vila de Sintra e ao Palácio Nacional da Pena, no âmbito da disciplina de Português.
A viagem, como sempre, foi longa, muito longa, e começou cedo, muito cedo! (E como não poderia deixar de ser, alguém se atrasou!)
À partida, ainda estava escuro, só seria possível observar o nascer do sol em Aveiro, e naquele estado de dormência, típico de quem só dormiu 4 ou 5 horas.
O tempo estava encoberto. Chegando a Sintra começa-se a sentir a neblina e a frescura tão características desta vila sobranceira.
Se a escrita queirosiana se afasta do romantismo, ela encontra em Sintra o mais sublime ambiente romântico, com as casas ricamente ornadas, e coroada pelo Palácio da Pena. Neste, vive-se um ambiente de requinte e sofisticação, rico em revivalismos e cores, que contrastavam com o nosso cansaço, resultado da vertiginosa subida à Pena. À medida que nos passeávamos pelas salas e corredores do palácio, pudemos admirar todo o esplendor de outra época, rematado pela incrível vista do topo do monte, de um lado o rio, do outro, o oceano.
Seguiu-se o almoço, nos jardins do palácio, ficando nós rodeados pela sua vegetação e frescura.
Para digerir a nossa refeição, dirigimo-nos ao centro desta encantadora vila. Foi possível admirar as suas ruelas e recantos, e ainda, degustar a doçaria tradicional desta zona: as queijadinhas.
Terminou assim a viagem, a comer queijadinhas, na esplanada, rodeados de história, e vislumbrando o Palácio Nacional de Sintra.
Bernardo Travessas -12º ano


Comentários

Escreva o seu Comentário
 



publicidade