Panorama
Jornal da Escola Secundária de Rocha Peixoto
Pesquisa

Jornadas Temáticas
Por Ana Cristina Correia (Aluna, 10ºJ), em 2014/05/12885 leram | 0 comentários | 152 gostam
Realizou-se na passada quarta-feira, dia 7 de Maio, no auditório sul da ESRP a primeira edição do evento “ Jornadas Temáticas”.
Ocorreu sob a forma de debate com o tema “O duplo envelhecimento da população portuguesa”, conduzido por dois moderadores e discutido entre duas equipas de especialistas(alunos com opção de Geografia da nossa escola).
Por um lado, defendeu-se a importância da implementação de políticas natalistas para que o país tenha futuro, porém, por outro lado, foram defendidas as questões financeiras e realçada a possibilidade destas políticas piorarem a situação atual do nosso país.
Com a ajuda de vídeos estatísticos cedidos pela PORDATA, constatou-se que somos realmente um país onde existem mais idosos do que jovens, uma situação considerada lamentável pelos especialistas presentes , uma vez que se torna difícil pagar tantas pensões e proporcionar um fim de vida digno aos nossos idosos.
Foi também tratado o facto de existirem cada vez menos portugueses em Portugal e que, sem imigrantes a nossa população estaria a diminuir há vários anos. Segundo os especialistas, estas comunidades implantam novas culturas, têm tendência para constituir famílias mais numerosas e geram riqueza. Porém, é necessário tornar mais fácil a legalização dos imigrantes uma vez que ainda existem muitos que estão ilegais e portanto não descontam.
Numa visão prospetiva, os especialistas contam com um Portugal destacado na U.E , onde os nossos estudantes serão incentivados a permanecer no país e com futuro cá. Esperam um país renascido.
O debate destinou-se a todos os alunos de 10º e 11º ano com opção de geografia , foi organizado com ajuda do Professor Luís Castro e teve o apoio, à distância, da Fundação Manuel dos Santos - PORDATA.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 



publicidade