Panorama
Jornal da Escola Secundária de Rocha Peixoto
Pesquisa

CLUBE DA SOPA
Por Albina Maia (Professora), em 2014/02/06379 leram | 0 comentários | 81 gostam
E à 5ª feira continuam os encontros gastronómicos na cantina da ROCHA. Desta vez foi BOLA DE FRANGO COM LEGUMES da Ana.Aqui vai a receita porque o grupo gosta de partilhar!
Ingredientes
Para a massa:
300g farinha
6g levedura seca
1 c. de café açúcar
1 c. de chá (4g) sal
5 c. de sopa (0,5dl) azeite
1,5 dl água
1 ovo
2 c. de sopa sementes de sésamo
Para o recheio:
½ (600g) frango sem pele
1 (150g) cebola
½ (100g) alho francês
1 (150g) cenouras
50g chouriço ou bacon
1 c. de sopa azeite
1 folha de louro
1 c. de chá (4g) sal
q.b pimenta de moinho
q.b noz-moscada
2 ovos
Azeitonas picadas q.b. (facultativo)
1 c. de sopa coentros picados (facultativo) 
PREPARAÇÃO:
 Numa tigela misture a farinha com a levedura, o açúcar e o sal. Abra um buraco ao centro e deite o azeite e a água amornada. Mexa com uma colher até os ingredientes estarem ligados. Mude a massa para a bancada enfarinhada e amasse bem com as mãos. Coloque na tigela, tape com um pano e deixe levedar.
Corte o frango em pedaços pequeninos (cubinhos). Descasque a cebola e pique-a finamente. Corte o alho francês em rodelas, pele e rale a cenoura em fios. Tire a pele ao chouriço e pique-o em pedacinhos.
Leve o azeite ao lume com a cebola, o alho francês e a cenoura ralada. Junte o frango, o chouriço e a folha de louro. Salpique com sal, pimenta e noz-moscada, tape e deixe cozinhar sobre lume muito brando até o frango estar macio. Depois de cozinhado, adicione as azeitonas picadas.
Coza os ovos em água temperada com sal durante 10 minutos. Descasque-os e corte-os em rodelas. Ligue o forno e regule-o para os 180 º C.
Forre um tabuleiro retangular com papel vegetal.
Divida a massa em 3 porções, estenda uma delas com a ajuda do rolo e de farinha e coloque sobre o fundo do tabuleiro. Por cima espalhe metade da mistura de legumes e frango e metade das rodelas de ovo. Estenda outra porção de massa e coloque sobre o recheio. Por cima espalhe o restante recheio e rodelas de ovo e cubra com a última porção de massa estendida. Pincele com o ovo, salpique com sementes de sésamo e leve ao forno durante até a massa estar cozida e dourada (+/- 20 minutos).
É ótima para petiscar ou para refeição rápida, acompanhada de uma salada.
Bom apetite!!!!
        


Comentários

Escreva o seu Comentário
 



publicidade