Panorama
Jornal da Escola Secundária de Rocha Peixoto
Pesquisa

PROGRAMA TRANSVERSAL - encontro em França
Por Albina Maia (Professora), em 2014/01/06356 leram | 0 comentários | 119 gostam
Les pratiques innovantes dans l'usage des TICE au service des apprentissages.
Bobigny, Paris, França

Entre os dias 2 e 6 de dezembro o professor Carlos Araújo participou numa visita de estudo realizada em Bobigny, Paris, França, no âmbito do Programa Transversal, integrado no Programa Aprendizagem ao Longo da Vida da União Europeia. A temática da visita de estudo versava a utilização das TIC na aprendizagem e permitiu partilhar as experiências nesta área em cada um dos países representados. Para além da França como país organizador, os visitantes provinham de Espanha, Bélgica, Itália, Alemanha, Roménia, Polónia, Bulgária e Finlândia, num total de treze elementos. As funções exercidas pelos mesmos nos seus países, incluíam a direção de escolas, funções ministeriais, representantes de câmaras de comércio e funções docentes.
A principal conclusão que o professor Carlos Araújo chegou durante a visita de estudo é a de que Portugal ocupa uma posição de topo na utilização de tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo de ensino/aprendizagem, pelos menos nos países representados, o que comprova que o investimento feito nesta área específica há alguns anos atrás, teve neste um resultado positivo mais que evidente. Para quem duvida do investimento na escola pública esta é uma resposta que a mesma apresenta ao país. Assim os outros sectores de atividade dessem este tipo de resposta.
O professor Carlos Araújo fez notar aos outros parceiros europeus que a situação no futuro poderá alterar-se com a situação económica do país e com a modificação das prioridades e do papel do Estado na sociedade.
Outra temática abordada na visita de estudo versou sobre a formação dos professores que é um tema atual de discussão na sociedade portuguesa e que em França tem também tido uma expressão importante nos meios de comunicação social, fruto das alterações introduzidas na formação profissional em geral. A reforma do sistema educativo que em França tem vindo a decorrer, foi também abordada, algo que para nós em Portugal já se tornou frequente, porque tem acontecido a partir de quase todas as mudanças de governo.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 



publicidade