Panorama
Jornal da Escola Secundária de Rocha Peixoto
Pesquisa

Animadores da Rocha em ação
Por Albina Maia (Professora), em 2013/06/281251 leram | 1 comentários | 191 gostam
Animadores da Rocha no I Congresso Internacional a Animação Sociocultural, Gerontologia e Geriatria
Decorreu em Boticas, entre 23 e 25 do passado mês de maio, o I Congresso Internacional a Animação Sociocultural, Gerontologia e Geriatria - A Intervenção Social, Cultural e Educativa na Terceira Idade . Este encontro teve como principais objetivos fomentar o debate e a reflexão à volta da Animação Sociocultural no contexto da terceira idade; estimular a articulação entre a Animação Sociocultural, a Gerontologia, a Educação Intergeracional numa perspetiva de cidadania ativa; estimular práticas educativas intergeracionais em torno de projetos de Animação Sociocultural onde se valorize a interação assente na infância, Juventude, Adultos e Terceira Idade; promover as artes na Animação Sociocultural na Terceira Idade.
 A nossa Escola fez-se representar uma vez mais pela turma do Curso Profissional de Animador Sociocultural, 11ºQ, com um trabalho realizado pelos nossos alunos para a disciplina de Área de Estudo da Comunidade, coordenado pela professora Alexandra Carneiro, oradora na 1ª sessão de trabalhos, intitulado “Animação Sociocultural como meio de promoção da intergeracionalidade e educação em espaços não formais e informais” (in Pereira, J. e Sousa, M., Rodrigues, T., Animação Sociocultural, Gerontologia e Geriatria - A Intervenção Social, Cultural e Educativa na Terceira Idade, Ed. Intervenção, Chaves, 2013).
 Esta apresentação, acompanhada de um filme ilustrativo das conclusões desse trabalho, realizado e editado com a colaboração do professor Jorge Curto, mereceu, da parte da plateia, toda a atenção e elogios relativamente ao modo original, profissional e pragmático como este curso se tem feito representar nestes congressos. Este filme esteve em exibição no circuito interno de comunicação da nossa escola durante as últimas semanas de aulas.
Os nossos objetivos, portanto, também foram plenamente concretizados, nomeadamente, dar a conhecer os projetos no âmbito da ASC que se realizam na nossa escola, projetar a imagem da nossa escola como referência no ensino e na prática da ASC e proporcionar aos alunos do curso um contacto direto e atualizado com as melhores práticas, metodologias e projetos que se realizam ao nível da Animação Sociocultural.
Professora Alexandra Carneiro


Comentários
Por Ângela Teixeira (Leitor do Jornal), em 2013/06/28
Sempre a crescer este meninos e meninas... Parabéns!!!

Escreva o seu Comentário
 



publicidade