Panorama
Jornal da Escola Secundária de Rocha Peixoto
Pesquisa

Olimpíadas de Física
Por Albina Maia (Professora), em 2013/05/06775 leram | 0 comentários | 203 gostam
No passado dia 20 de Abril, o Miguel Próspero da turma 11º C, representou a Escola Secundária Rocha Peixoto, nas Olimpíadas de Física - escalão B.
Este evento decorreu na Faculdade de Ciências do Porto. O Miguel foi acompanhado pela professora da disciplina de Física e Química, professora Ana Irene Gomes. A participação envolveu provas de caráter teórico e experimental. As actividades iniciaram-se às 9horas, com a receção dos participantes. Seguiu-se a realização das provas, até às 12.45h. Os professores puderam assistir a várias palestras durante este período, nomeadamente - “Análise e tratamento de dados experimentais - discussão de algumas situações polémicas”, com Paulo Simeão Carvalho e Adriano Sampaio (DFA/FCUP). O intervalo para almoço decorreu até às 14.30h, seguido das provas do escalão B – grupo 1. Na palestra seguinte – “ Ver um mundo em um grão de areia” -Orfeu Bertolami (CFP e DFA/FCUP), foram discutidas as ideias mais salientes da revolução quântica e o papel central que o modelo atómico, proposto há um século por Niels Bohr, teve nestes desenvolvimentos. Pelas 14:40, o ESCALÃO B - Grupo 2, iniciou as suas provas e teve lugar mais uma palestra – “Niels Bohr: espectros e quantum” - Eduardo Lage (DFA/FCUP). Na comemoração dos cem anos da publicação da trilogia de Bohr, a obra que marcaria o início de uma teoria quântica da matéria, é feita uma curta evocação biográfica de Niels Bohr, seguida pela apresentação do modelo atómico de Bohr-Rutherford, as suas motivações experimentais, os seus sucessos e limitações.
Às 16 horas teve lugar a sessão de encerramento deste evento que foi uma experiência agradável, quer para o aluno, quer para a professora acompanhante, pois permitiu um alargamento de conhecimentos científicos e o contacto / convívio com outros colegas de outras realidades escolares.

Professora Ana Irene Gomes


Comentários

Escreva o seu Comentário
 



publicidade