Panorama
Jornal da Escola Secundária de Rocha Peixoto
Pesquisa

André Fernandes apresentou Tia Guida
Por Albina Maia (Professora), em 2018/11/26644 leram | 0 comentários | 138 gostam
No dia 24 de outubro, a turma R, do 10.º ano, do curso profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, participou na apresentação do livro “A tia Guida”, pelo seu autor, André Fernandes, que decorreu na biblioteca da Escola Secundária de Rocha Peixoto.
O autor revelou ser um jovem simpático, atencioso e humano e levou os presentes a refletir sobre o valor da vida. Falou sem medos ou bloqueios sobre o cancro, em especial, o cancro da sua Tia Guida e as consequências desta doença na sua vida e do seu tio. Não escondeu a dor de perder alguém de quem gostava, nem os momentos dolorosos pelos quais passou. Contou também que para superar a dor e transmitir força à sua tia se socorreu das suas crenças mais espirituais, inspiradas do mundo Oriental, da partilha que fez nas redes sociais e das verdadeiras amizades.
A sua postura, a sua história, o seu poder comunicativo cativaram imediatamente todo o auditório que se identificou com o próprio autor. Todos os participantes sentiram o que o autor sentiu, o cancro tem um impacto não só no doente, mas também em todos os que estão ao seu redor e só o amor poderá ajudar a superar a dor. A presença de André Fernandes, na escola Rocha Peixoto, foi, assim, para além de uma apresentação do livro, um momento de partilha. Os presentes sentiram-se motivados a contar as suas histórias e vivências, em muitos casos marcadas por esta doença.
André Fernandes revelou um dom nato para comunicar e uma sensibilidade para com todos os presentes que se deixaram emocionar. A sua mensagem pautada pelo amor, não deixou margens para dúvidas, o ódio, a revolta não deveriam fazer parte das nossas vidas, só a vida vivida com amor faz sentido. Isto aprendeu ao longo de todo o tempo que acompanhou a Tia. Isto ensinou-lhe a Tia Guida, um dos pilares da sua vida: com a sua entrega, amor e paixão de viver.
Foi uma actividade importante para todos os presentes e para esta turma, em especial, não só em termos pessoais, mas também profissionalmente. Como futuros técnicos auxiliares de saúde, estarão mais sensibilizados para trabalharem de perto com o cancro e estarão certamente conscientes do valor da vida e que tudo o que é feito com e por amor marca a diferença.

Alunas do 10ºR

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 



publicidade