Panorama
Jornal da Escola Secundária de Rocha Peixoto
Pesquisa

EFA no museu municipal
Por Albina Maia (Professora), em 2018/06/0440 leram | 0 comentários | 37 gostam
A turma EFA 2016, no âmbito do seu segundo ano de formação, realizou uma visita de estudo ao Museu Municipal da Póvoa de Varzim, no dia 23 de maio.
Assim foi concretizado um dos seus projetos da Atividade Integradora, subordinada ao tema “Identidade Poveira”.
Alunos e professores visitaram, no Museu, a Sala de Arqueologia, onde a guia, Maria de Jesus, nos remeteu para uma história de mais de 200.000 anos, passando por variados períodos históricos testemunhados por objetos de várias regiões da Póvoa de Varzim.
Para introduzir a história desta atividade, ouvimos os testemunhos de dois pescadores reformados que demonstraram a arte de fazer as velas para os tradicionais barcos de pesca poveiros e recordaram as vivências da faina da pesca do bacalhau, nos anos 60, na Terra Nova. A embarcação "Neptuno" testemunha também essa difícil arte que envolveu muitos portugueses.
A este propósito, tivemos a oportunidade de observar o restauro do salva-vidas Cego do Maio doado pela Marinha Portuguesa ao museu. A atividade terminou com a vista à sala dos brinquedos e, depois, à dos usos e costumes poveiros, sem esquecer também a exposição do pintor Júlio Resende.
A concretização da visita foi, portanto, uma boa oportunidade para alicerçar conhecimentos, no âmbito das áreas de CP, STC e CLC, Inglês, com a obtenção de novos dados, e proporcionar também o convívio entre todos os participantes.

Alunos da turma Efa 2016
Prof Firmino Carvalho


Comentários

Escreva o seu Comentário
 



publicidade