Panorama
Jornal da Escola Secundária de Rocha Peixoto
Pesquisa

BASQUETEBOL em destaque
Por Albina Maia (Professora), em 2016/06/28593 leram | 0 comentários | 110 gostam
A Escola secundária de Rocha Peixoto após ter-se sagrado campeã Nacional do desporto escolar em basquetebol 3X3 em Aveiro, rumou à Estónia de 16 a 22 de junho para representar Portugal no Campeonato do mundo.
Estiveram presentes alguns dos melhores atletas de basquetebol da Estónia, Eslovénia, Eslováquia, Irão, Brasil, Chile, Geórgia, Índia, Inglaterra, França, Republica Checa, Rússia, Checoslováquia, China, Letónia, Bulgária, Hungria, Sérvia, Bélgica, Turquia e Portugal.
   O campeonato do mundo teve a participação de 22 países e Portugal esteve representado pela Escola Secundária de Rocha Peixoto em juvenis masculinos (2000/1999/1998) com os atletas/alunos:João Henrique Santos (2000), Vitor Honwana (1999), Afonso Tavares (1999) e Ricardo Dias (1998).
   Em termos classificativos, Portugal ficou no 18º lugar, salientado alguns contratempos, lesão de um atleta antes do início do campeonato, a inexperiência e idade (mais novos) dos nossos atletas/alunos, a altura comparativamente com a maioria dos outros países, alguma diferença nas regras do 3X3 em comparação com Portugal e a colocação num grupo muito forte, por sorteio. No entanto refira-se que todos os jogos foram bastante competitivos, tendo Portugal dado luta a todas as equipas do grupo, mesmo à Eslovénia, equipa vencedora do campeonato e ao Irão que ficou em 3º lugar na geral ( equipas que participam neste campeonato Escolar com atletas das seleções do seu país). Portugal venceu a Bélgica e perdeu com a Estónia por 3 pontos.
   Em termos sociais e de representatividade a E.S. Rocha Peixoto, a Póvoa de Varzim e Portugal deixaram uma boa imagem.
   Com a participação empenhada e meritória de Portugal e da E.S. Rocha Peixoto, pela 1ª vez, neste evento, podemos ressalvar o ganho de experiência, de socialização e de competências. Com certeza estaremos mais e melhor preparados para uma próxima vez, que esperemos que seja já daqui a 2 anos, quando se realizarem os próximos campeonatos do mundo de basquetebol 3X3.
Prof António Castro

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 



publicidade