Panorama
Jornal da Escola Secundária de Rocha Peixoto
Pesquisa

A Mecânica da Rocha em Barcelona
Por Noel Miranda (Professor), em 2016/04/071913 leram | 0 comentários | 183 gostam
Na semana de interrupções lectivas a seguir à Páscoa, os alunos dos 2º e 3º anos e professores do curso profissional de Técnico de Produção em Metalomecânica da E.S.R.P. deslocaram-se em visita de estudo a Barcelona.
Aproveitando a semana de interrupções lectivas a seguir à Páscoa, os alunos dos 2º e 3º anos e professores do curso profissional de Técnico de Produção em Metalomecânica (variante de Programação e Maquinação) da Escola Secundária de Rocha Peixoto deslocaram-se em visita de estudo a Barcelona.
Os objectivos eram fundamentalmente de carácter técnico, englobando uma visita a uma empresa de mecânica de precisão, GUTMAR, uma visita à maior empresa de produção de automóveis em Espanha, a SEAT e uma visita a uma escola com características semelhantes à ESRP em termos de oferta educativa, escola XALOC.
A GUTMAR é uma empresa com certificação aeronáutica que trabalha directamente para a Airbus. Pudemos constatar o elevado nível tecnológico dos trabalhos executados e dos equipamentos utilizados. A empresa também trabalha na concepção e execução de protótipos para a indústria médica, destacando-se o trabalho que tem sido desenvolvido no aperfeiçoamento de uma cadeira destinada a doentes com ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) em que o comando de movimentos e da fala é feito através da visão.
A visita às linhas de montagem da SEAT foi importante sobretudo nos campos da organização industrial e da utilização da robótica e automação na produção.
A visita à escola XALOC, com quem a ESRP já teve contactos anteriores, foi importante para perceber como cada uma das escolas trabalha e podermos melhorar o nosso trabalho em resultado da experiência de outros parceiros. A escola XALOC tem ensino geral básico, ensino secundário generalista, formação profissional de nível intermédio e superior e formação de adultos, estando a trabalhar fortemente no reconhecimento e validação de competências em colaboração com as empresas da região de Barcelona, através de um centro que possuem na escola.
Não faltou também a parte cultural e recreativa com visita a Montjuich, Sagrada Família, Eixample e ramblas, visita à serra e mosteiro de Montserrat, visita ao Parc Guëll e ao museu e estádio do Barcelona.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 



publicidade