Panorama
Jornal da Escola Secundária de Rocha Peixoto
Pesquisa

METROLOGIA AVANÇADA 3D NA ROCHA PEIXOTO
Por Marvim Fernandes (Professor), em 2015/11/201612 leram | 0 comentários | 169 gostam
Formandos de Mecânica da Rocha Peixoto surpreendidos com o avanço tecnológico em Metrologia 3D
O Grupo de Mecânica da Escola Secundária de Rocha Peixoto organizou para os seus 68 formandos das três turmas do Curso Profissional de Técnico de Produção em Metalomecânica um Seminário sobre Metrologia Avançada 3D. Acompanharam também esta atividade, os Diretores de Turma, Professores da Área Tecnológica, ex-alunos de Mecânica e outros convidados.
O Formador e Técnico Gabriel Silva, responsável pela apresentação e em representação da HEXAGON Metrology, (Grupo com liderança mundial nesta área) deu início à sua intervenção, introduzindo conceitos práticos relativos à metrologia e sua importância na indústria metalomecânica.
 Utilizou ainda dois sistemas de medição 3D com as mais recentes tecnologias existentes a este nível associadas a um poderoso software específico.
Pode assim demonstrar até que ponto o rigor da medição (na ordem dos microns) evoluiu e a facilidade com que se obtém e se tratam dados relativos a processos de medição a três dimensões.
Com um dos sistemas de medição o “Romer Absolute Arm” com 7 eixos e scanner a laser incorporado, foi possível ver um autêntico milagre na área da engenharia inversa (reconstituição tridimensional em CAD de modelos físicos existentes) a reconstituição em 3D de um montante lateral interior de um automóvel. A nossa formanda Ana Rita Freitas teve a oportunidade de manipular o sistema e proceder a vários passos de medição.
Com a engenharia inversa é possível realizar digitalizações rápidas, exatas e versáteis de quaisquer formas geométricas ou superfícies complexas existentes e reconstituir o mesmo objeto em sistemas de modelação com a finalidade de lhes adicionar caraterísticas, alterá-los e melhorá-los ou compará-las com modelos em formato digital pré concebidos.
Pelo inédito da apresentação e pela capacidade de transmissão e comunicação do Técnico Gabriel Silva, os nossos formandos e formanda de Mecânica, os professores da componente tecnológica, os Diretores de Turmas do Curso de Produção em Metalomecânica e demais participantes, vivenciaram com a máxima atenção, curiosidade e interesse esta experiência, adquirindo de uma forma direta um conhecimento relativo ao que mais de avançado se faz nesta ciência que é a Metrologia.
Pode-se concluir que para esta atividade se alcançaram as metas previamente traçadas e da parte dos participantes sentiu-se o desejo de se incrementarem novas ações deste género.
Salientamos ainda o papel da HEXAGON Metrology no desenrolar desta atividade e agradecemos na pessoa do seu representante e Técnico Gabriel Silva o predispor-se a realizar este seminário. Sentimo-nos privilegiados…
No final promoveu-se um momento de confraternização e lanche, sendo servido a todos os participantes bolo comemorativo do Prémio pecuniário Edaetech “Aluno de Mecânica 2014”, patrocinado pela Empresa Edaetech - Engenharia e Tecnologia, S.A.

O Diretor de Curso

Marvim Fernandes

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 



publicidade