Panorama
Jornal da Escola Secundária de Rocha Peixoto
Pesquisa

Padrinhos mediadores recebem os mais novos
Por Albina Maia (Professora), em 2015/09/14559 leram | 0 comentários | 111 gostam
Hoje, decorreu a receção aos alunos dos 10ºs e 7ºs anos,tendo os últimos tido um acompanhamento especial!
No âmbito do projeto Mediação e Gestão de Conflitos existente na escola, um grupo de alunos mais velhos acompanhou as turmas do 7º ano no seu primeiro dia na Rocha, de forma a contribuir para a melhor integração desses novos alunos na escola e para a resolução de problemas e conflitos que enfrentem no dia-a-dia.Cada turma tem dois"padrinhos" que serão mais um elo de ligação entre a turma e o respetivo Diretor de Turma.
Depois da visita guiada à escola foi desenvolvida uma atividade de grupo que culminou com a construção de uma Rede/teia em que cada um segurou uma ponta!
A rede simboliza a união da turma e todos são necessários para a manter unida e esticada. Esta rede não tem as suas linhas colocadas na mesma direção e isso representa a diferença que constitui uma mais valia para a turma. A tolerância, o respeito e o diálogo serão ferramentas para manter a rede unida.A rede é também segurança. Como os conflitos podem acontecer a qualquer momento, é importante que estes se resolvam pelo diálogo e pela colaboração. Embora a segurança seja uma tarefa de cada um no grupo, o mediador-padrinho/madrinha estará disponível para auxiliar na resolução dos problemas (ajudando diretamente, encaminhando ou procurando auxílio junto dos professores e serviços da escola).
Este é um projeto que visa a construção de um ambiente de convivência saudável numa escola de todos para todos.
Albina Maia

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 



publicidade