Nona Notícia
Jornal da Escola de Sardoal - 9º Ano
Pesquisa

Croácia
Por Daniela Duque (Aluna, 9ºB), em 2017/05/19412 leram | 0 comentários | 113 gostam
Dia da Europa
Localização do país: Continente europeu.
Capital: Zagreb.
População: 4,224 milhões (2015) .
Moeda: Kuna croata (HRK).
Data de integração na U.E.:
1 de dezembro de 2011.
Monumentos importantes:
St George and the Dragon (Zagreb);
Catedral e Torre do Sino de St. Dominus (Split);
Holy Mary Monument (Zagreb);
Grgur Ninski Statue (Split).
Gastronomia: Pela proximidade com a Itália, a pizza é muito popular em Istria e Dalmácia, e de uma respeitável qualidade. O Adriático é rico em mariscos, incluindo camarões e amêijoas (prstaci), e o brodet, peixe guisado com arroz. Geralmente cozinha-se com azeite e acompanham-se os pratos com verduras cozidas e cogumelos. No interior vale a pena experimentar o manistra od bobica (sopa fresca de milho com feijão) ou o strukle (rolos de queijo cottage), o pecena purica u krusnoj peci, uma especialidade a base de peru ou milinci, uma modalidade local de massa.

Tradições: Em relação aos cumprimentos, os gestos mais comuns são o aperto de mão, o contacto visual e as saudações, dependendo do momento do dia: “Dobry jutro” pela manhã, “Dobry dan” pela tarde e “Dobro veeer” pela noite. É uma boa ideia se dirigir às pessoas pelo título e sobrenome: “Gospodja” para senhorita, “Gospodice” para senhora e “Gospodin” para senhor. Espere que lhe digam para começar a chamar pelos primeiros nomes. Nas festas, os anfitriões geralmente apresentam novas pessoas aos convidados. Eles apresentarão primeiro as mulheres, depois os homens; os mais velhos primeiro, e então, os mais novos.
Se você for convidado para ir à casa de uma família croata, é educado levar flores à anfitriã, e/ou chocolate ou vinho ao anfitrião. As flores devem estar em número ímpar e não podem ser crisântemos, pois esses são usados em funerais.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe