Nona Notícia
Jornal da Escola de Sardoal - 9º Ano
Pesquisa

Dimensão Europeia da Educação-A União Europeia
Por Joana Martins (Aluna, 9ºA), em 2016/05/06547 leram | 0 comentários | 149 gostam
A União Europeia é uma união económica e política composta por 28 Estados membros independentes e situados principalmente na Europa. Malta e Luxemburgo, são dois desses países que se localizam no continente europeu.
Malta:

    Malta é um país desenvolvido que pertence à União Europeia, que se localiza no sul do continente europeu, num arquipélago composto por três ilhas muito próximas umas das outras, divididas por 68 conselhos locais, localizado no Mar Mediterrâneo, a 93 km ao sul da ilha da Sicília em Itália, a 288 km a nordeste da Tunísia em África, a 1826 km a leste de Gibraltar e a 1510 quilómetros a oeste de Alexandria.
    Malta é um dos menores países da Europa, que tem como capital Valeta, que abrange uma superfície de 315 km e que a sua população ronda os 429344 habitantes, (que representa 0,1 % de população na União Europeia), onde se fala maltês e inglês. Este país, utiliza o euro como moeda, desde 1 de janeiro de 2008 e entrou na União Europeia a 1 de maio de 2004. Em termos políticos existe uma república parlamentar, em termos religiosos, existe uma religião católica e em termos económicos, podemos dizer que a sua economia está a crescer progressivamente.
    Em Malta, existem monumentos absolutamente lindíssimos que atraem milhares de turistas. Dentro desses monumentos existem o National Museum of Archaeology, o Fort Chambray, o Manoel theatre e o Museu Nacional de Belas Artes. Além disso, neste país existem cidades deslumbrantes e encantáveis, como Marsaxlokk, Mosta, Birkirkara, Sliema, Qormi e Birgu.
    Em termos físico-geológicos, Malta tem um clima temperado, predominantemente Mediterrânico, com verões quentes e secos e invernos frescos e chuvosos, tem um relevo ondulado, com solos adequados á agricultura, e não tem montanhas nem rios.
    A gastronomia do arquipélago maltês é principalmente baseada nos frutos do mar. Esta surgiu perante a relação de longo prazo entre os malteses e os espanhóis que têm governado o arquipélago. A fusão de sabores deu à cozinha de Malta um sabor distinto dentro da cozinha mediterrânica. Embora tenha muitos pratos originais, muitas receitas também têm uma forte influência da culinária italiana. Existem diversos pratos deliciosos, como Aljotta, Fenek, Torta Tal-Lampuki e Pastizzi.
    Malta é um país multi cultural que foi colonizado e conquistado por todas as nações da Europa do Oriente Médio e norte da África, resultando numa mistura indiferente de tradições e religiões. Neste país, é tradicional os malteses não usarem talheres e papel higiénico pois suas mãos substituem todas essas ferramentas e os homens malteses estão vestidos habitualmente como cavaleiros templários do século XII.


Luxemburgo:

    Luxemburgo é um país da União Europeia, que se situa na Europa Ocidental, onde se fala Luxemburguês, Francês e Alemão. Este é considerado o país mais pequeno da Europa, que é limitado pela Bélgica, França e Alemanha. A capital de Luxemburgo é Luxemburgo, em termos políticos, religiosos e económicos, neste país existe uma monarquia parlamentarista, a religião existente é o cristianismo e a sua economia, de um modo geral, está em crescimento contínuo.
    Este país ocupa uma superfície de 2586 km, em que a sua população é em média 562958 habitantes, possui como moeda o euro desde 1 de janeiro de 1999 e integrou-se na União Europeia a 1958.
    Em Luxemburgo, existem monumentos bastante significativos e incríveis, que atraem turistas de todo o mundo, destacando-se principalmente o Equestrian Statue of William II, Torre de água de Dahl e Lady Rosa of Luxembourg. Além disso, neste país existem também algumas cidades inesquecíveis, como Dudelange, Echternach, Diekirch e Vianden.
    Em termos físico-geológicos no Luxemburgo destacam-se principalmente 4 rios, o Rio Alzette, o Rio Chiers, o Rio Mosela e o Rio Sûre, o seu clima é temperado oceânico com verões amenos e invernos frios, com um elevado grau de humidade e no norte do país existe colinas e montanhas de baixa altitude.
    A Gastronomia de Luxemburgo reflecte a posição de Luxemburgo entre os mundos latino e germânico, sendo baseada na culinária da França, Bélgica e Alemanha. Recentemente tem sido influenciada pelos vários imigrantes italianos e portugueses presentes no país. Assim como na Alemanha, os mais tradicionais pratos quotidianos de Luxemburgo, são de origem camponesa, em acentuado contraste com os sofisticados preparados franceses. Dentro da Gastronomia luxemburga destacam-se diversos pratos saborosos, como o kuddelfleck, o Pastaschutta, o Boneschupp e o Schnitzel.
    Luxemburgo é conhecido como o centro cultural, a nível mundial, mais importante, em que a sua cultura é bastante diversificada, seja a nível da gastronomia, agricultura ou têxtil, devido à influência dos estrangeiros que migraram para esse país. Neste país é tradição celebrar o Festival do Luxemburgo, relembrando o aniversário do soberano, onde é desenvolvida a Ópera, a dança, o teatro e outras artes expressivas e o Festival Internacional de Echternach, onde se ouve música clássica. De ponto de vista musical, no Luxemburgo ouvem-se os estilos de musica rock, pop ou indie.





Ana Neves nº1 e Joana Martins nº9 do 9ºA

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe