Nona Notícia
Jornal da Escola de Sardoal - 9º Ano
Pesquisa

Hungria
Por Maria João Simões (Aluna, 9ºA), em 2016/05/06620 leram | 0 comentários | 158 gostam
Dimensão Europeia da Hungria
Breve localização do país
 Situada no coração da Europa Central, a Hungria tem fronteiras com nada menos de 7 países: Eslováquia, Ucrânia, Roménia, Sérvia, Croácia, Eslovénia e Áustria. O seu território é maioritariamente plano, com montanhas de baixa altitude a norte.

Capital: Budapeste
Superfície: 93 011 km2
População: 9 855 571 habitantes (2015)
Moeda: forint húngaro (HUF)
Adesão à UE: 1 de maio de 2004


  Monumentos Importantes
  A Hungria é um país de indescritível beleza. Neste país, a cidade com o maior número de monumentos é Budapeste, capital de ruas largas de inspiração germânica, banhos termais turcos, cafés vienenses e arquitetura renascentista. Entre Buda, o distrito histórico que abriga o castelo, e Peste, com construções em forma de palácio que se posicionam umas ao lado das outras a perder de vista, corre a principal artéria da cidade, o rio Danúbio, onde turistas e locais se misturam para apreciar um bom vinho tokaj durante o pôr-do-sol.


Clima
  A Hungria possui um clima temperado continental, com um frio e húmido inverno e um verão quente.

Rios Importantes
    A Hungria possui 4 rios de grande importância sendo eles: rio Danúbio, rio Drava, rio Mur, rio Tisza. O rio Danúbio é o segundo rio mais longo da Europa, possui 2.850Km de extensão. O Danúbio passa por diversas capitais europeias, integrando a fronteira natural de dez nações, sendo elas: Alemanha, Áustria, Eslováquia, Hungria, Croácia, Sérvia, Bulgária, Romênia, Moldávia e Ucrânia.

Principais cidades
 Budapeste, Kecskemét, Pécs, Békéscsaba, Miskolc, Eger, Szeged e Debrecen.

Gastronomia
  SOPA "Gulyas" é o prato mais famoso da cozinha húngara,
inclui ingredientes tradicionais, como paprica, cebola,
  raiz de salsa, carne de nhoque e cominho.

  TÖLTÖTT Káposzta- A folha de couve recheada de carne picada com arroz e, claro, um pouco de pó paprika (paprica) e couve com um tipo de molho, geralmente servido com leite azedo, para suavizar o sabor. Um prato típico de inverno, de origem grega ou Serva. A vantagem é que, quando preparadas em grandes quantidades no dia seguinte pode ser aquecida e o sabor é ainda melhor.

  Dobos BOLO- Foi o confeiteiro húngaro Josef C. Dobos, quem apresentou este bolo em 1885 numa exposição nacional, onde obteve grande sucesso e interesse do setor da confeitaria, já que na preparação do creme de chocolate utilizou uma nova receita e desde então começaram as ofertas deste bolo nas padarias Húngaras.

Aspetos Sociais
    A taxa de mortalidade infantil da Hungria (mortes/mil nascimentos normais) é 8,21. A taxa de analfabetismo é muito baixa, devido a seu histórico socialista, equipara-se as taxas de países desenvolvido, sendo de 0,7%. O maior problema social enfrentado pela Hungria é a elevada taxa de desemprego, devido ao pouco investimento estrangeiro depois do fim do socialismo.


Tradições/Cultura
     A Hungria é uma terra com uma rica herança popular. A cultura popular não é preservada apenas em museus. Tradições vivem em muitas povoações da Hungria, mantidas vivas pelas comunidades locais e até mesmo pelos cidadãos mais modernos.
    A Hungria é bem diversificada quando se trata de arquitetura rural, trabalhos manuais, música popular e dança. A cerâmica preta de Mohács, a riqueza dos bordados de Matyó e Kalocsa, a delicada renda de Halas – todos eles contam a distinta história dos moradores.
   Toda a celebração religiosa ou antiga tem as suas particularidades que permanecem com as comunidades húngaras de alguma maneira, como a colheita anual e o espeto de porco; tanto quanto datas importantes como o dia 20 de agosto, que celebra a criação do estado Húngaro e o 15 de março, que lembra a Revolução Húngara.

Curiosidades
• Várias invenções foram feitas por húngaros que fugiram do país antes da Segunda Guerra Mundial, incluindo a holografia (por Dennis Gabor), a caneta esferográfica (por László Bíró) e a linguagem de programação BASIC (John Kemeny e Thomas E. Kurtz).
• Desde 2007, 13 húngaros receberam um prémio Nobel, somando mais do que o Japão, China, Índia, Austrália ou Espanha.
• O famoso cubo mágico foi inventado por um engenheiro húngaro, Erno Rubik.
 

   -Trabalho elaborado por Margarida Martins nº12, Maria João Simões nº14 e Rita Ascenso nº16 9ºA para a disciplina de Educação para a Cidadania.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe