Nona Notícia
Jornal da Escola de Sardoal - 9º Ano
Pesquisa

União Europeia - História e Símbolos
Por Inês Pedro (Aluno, 9 B), em 2016/05/05716 leram | 0 comentários | 180 gostam
A união europeia - História e Símbolos
História da União Europeia

 As raízes históricas da União Europeia residem na Segunda Guerra Mundial. A ideia de integração europeia surgiu para impedir que voltasse a haver guerra na europa. A ideia de criar uma união permanente dos estados europeus foi avançada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros francês Robert Schuman, que, a 9 de Maio de 1950, tornou pública a intenção de criar a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA).
 Em 1951 - Assinatura do Tratado de Paris que instituiu a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) fazendo dela parte, a França, República Federal da Alemanha (RFA), Itália, Países Baixos, Luxemburgo e Bélgica.
 Entrada em vigor do Ato Único 1987
 O Ato único Europeu, permitiu à Comunidade realizar um grande mercado sem fronteiras internas e reforçar a cooperação no domínio das políticas do ambiente, investigação e tecnologia.
 Assinado o Tratado de Maastricht 1993
 Alteração da designação de Comunidade Económica Europeia para União Europeia.
 Assinado o Tratado de Nice 2001
 Introduziu alterações nos Tratados da União Europeia de modo a permitir um correto funcionamento da União com os futuros alargamentos.
 Os Países Fundadores 1957 – França; Itália; Alemanha; Holanda; Bélgica; Luxemburgo.
 1.º Alargamento 1973 - Irlanda; Reino Unido; Dinamarca.
 2.º Alargamento 1981 – Grécia.
 3.º Alargamento 1986 – Portugal; Espanha.
 4.º Alargamento 1995 – Finlândia; Áustria; Suécia.
 5.º Alargamento 2004 – Estónia; Letónia; Lituânia; Polónia; República Checa; Eslovénia; Eslováquia; Hungria; Chipre.
 6.º Alargamento 2007 – Roménia; Bulgária.
 7.º Alargamento – Croácia.

Símbolos da União Europeia

A União Europeia é identificada por uma série de símbolos, sendo o mais conhecido de todos a sua bandeira mas também existem outros.
Bandeira da União Europeia
É constituída por doze estrelas douradas dispostas em círculo sobre um fundo azul, que simbolizam os ideais de unidade, solidariedade e harmonia entre os povos da Europa. O número de estrelas não está relacionado com o número de países da UE. O círculo é um símbolo de unidade.

O hino Europeu
A melodia escolhida para simbolizar a UE é o «Hino à Alegria», composto por Ludwig Van Beethoven em 1823, enquanto parte da Nona Sinfonia, para o poema com o mesmo nome de Friedrich Schiller, de 1785.
O hino, que não tem letra, utiliza a linguagem universal da música para exaltar os ideais europeus da liberdade, paz e solidariedade.

Dia da Europa
 Todos os anos, no Dia da Europa, comemorado a 9 de maio, festeja-se a paz e a unidade do continente europeu. Esta data assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman». Num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus.

O Euro
O Euro, moeda única para vários países, foi criado para facilitar as trocas comerciais e contribuir para o desenvolvimento das atividades económicas. Em 2002 vários países substituíram a sua moeda nacional pelo euro. Em 2009 a zona euro incluía 16 países e neste momento 19 países. Diariamente utilizada por cerca de 338,6 milhões de europeus, o euro é a prova mais palpável da integração europeia.

A divisa da União Europeia
A divisa da União Europeia, «Unida na diversidade», começou a ser utilizada em 2000.
Esta divisa evoca a forma como os europeus se uniram e formaram a UE para trabalhar em conjunto pela paz e prosperidade, sem nunca esquecer a enriquecedora diversidade de culturas, tradições e línguas que caracteriza o continente europeu.

Trabalho Elaborado Por:
Maria Inês Pedro 9ºB
João Pedro 9ºB

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe