NLinhas
Jornal Online do Colégio Rainha Dona Leonor
Pesquisa

Coreia do Norte versus Coreia do Sul (Parte Sul)
Por Tânia Galeão (Professora), em 2013/05/23243 leram | 0 comentários | 112 gostam
Um território divido entre extremos. Ao norte, o país mais fechado do mundo, uma população, faminta e perseguida. Ao sul, uma aliada dos Estados Unidos, país símbolo do liberalismo, uma economia próspera, um país moderno e industrializado.
Coreia do Sul

• Regime democrático
• 99.720 km²
• Capital: Seul
• 48,9 milhões de habitantes
• Expectativa de vida: 79 anos
• Exército: 686.000 soldados


O território coreano já foi disputado por chineses, mongóis, japoneses e russos.
A região sul tornou-se uma zona de influência americana em 1948, aquando a divisão da Coreia, tornando-se assim, Coreia do Norte – comunista e Coreia do Sul – capitalista. O país foi apoiado pelos Estados Unidos durante a Guerra da Coreia, 1950-1953. Existiram algumas tentativas de paz por parte do sul, no entanto com a descoberta de uma programa secreto do norte para desenvolver armas nucleares impediu essa aproximação, agravando-se assim a relação entre as coreias. Em 2010, o Sul foi atacado duas vezes pelo Norte. Em 2012, Park Geun-hye, foi eleita presidente da Coreia do Sul, declarando tolerância zero às provocações de Pyongyang, então presidente.
Casas destruídas na ilha de Yeonpyeong, Coreia do Sul, após ataque da Coreia do Norte em 2010

Entrevista:

Anonimo, Miltar

NL-Qual a sua opinião em relação às constantes ameaças por parte da Coreia do Norte?
Anon- Acho que não passa de um bluff de Kim Jong-un, pois penso que tem plena consciência de que qualquer ataque ao Estados Unidos acabaria por ditar aa destruição da Coreia do Norte já para não falar que o lançamento de uma bomba nuclear afectaria o próprio.
Nl-Acha que existe a possibilidade de uma terceira guerra mundial despoletada pelo conflito?
Anon-Não, porque Kim Jong-un nunca iria avançar com um ataque com o recuar dos seus apoiantes e penso que não traria vantagens socioeconómico para o seu país.
Nl- Na eventualidade de uma terceira guerra, quais serão as consequências dessa guerra provocada por este conflito? Será pior que as anteriores guerras mundiais? Porquê?
Anon-Supondo que isso aconteceria seria certamente pior do que as anteriores pois as armas existentes actualmente são muito mais destruidoras do que as utilizadas anteriormente.
NL- Alguns economistas defendem que uma guerra mundial poderia ser o ideal para resolver os actuais problemas financeiros mundiais, concorda com esta perspectiva? porquê?
Anon- Concordo, pois só uma grande guerra poderia agitar os mercados e reconstruir uma economia equilibrada a nivel mundial, no entanto tenho plena consciência de que uma guerra destas dimensões seria devastador e mataria milhões de pessoas.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário