NLinhas
Jornal Online do Colégio Rainha Dona Leonor
Pesquisa

China, um regime político por desvendar I
Por Tânia Galeão (Professora), em 2013/05/22278 leram | 0 comentários | 144 gostam
O regime político da China não é exatamante o que corre nas bocas do mundo e, apesar do desenvolvimento económico, o desenvolvimento social não o acompanha...
China, um país com 1,3 biliões de habitantes, é descrito como comunista e socialista, mas também como autoritário. Alguns líderes mundiais designam o sistema político da China como "socialismo com características chinesas" in Público. O país é governado pelo Partido Comunista Chinês, tendo um sistema eleitoral hierárquico. Quando comparado com as políticas aplicadas em 1970 a China melhorou, porém continua a apoiar os princípios leninistas, nomeadamente o Centralismo Democrático, sendo que a Assembleia Nacional Popular é muito dependente do governo central. O controlo do PCC sobre as nomeações governativas demonstra-se na falta de oposição significativa.
Apesar da China estabelecer relações com 171 países do mundo, apenas em 162 estão presentes embaixadas chinesas. Como ex-membro/líder do Movimento dos Países dos Não-Alinhados a China defende os países em desenvolvimento. Para espanto de muitos leitores aqui fica um facto interessante, a China diz que só estabelece relações com os países que aceitarem cortar relações com Taiwan, porém na prática não se exerce esta política na totalidade, pois por exemplo os EUA apesar de terem relações económicas com a China nunca puseram de parte as suas relações com Taiwan. O país que mais se tem aproximado da China a nível económico é sem dúvida a Rússia, facto que foi demonstrado ao votarem em conjunto no Conselho de Segurança.

Por Beatriz Guedes e Margarida Bento 12ºC


Comentários

Escreva o seu Comentário