News Lotti
Jornal da E. E. Professor Alberto Salotti
Pesquisa

Os segredos da Água
Por Jéssica Marques (Aluna, 3°C N°15), em 2015/06/06319 leram | 0 comentários | 78 gostam
[...] apesar dessa simplicidade que aparenta ter, nos esconde muitos segredos, segredos estes que alguns cientistas continuam tentando descobrir.
A água é o recurso natural mais importante para a sobrevivência dos seres vivos, é uma das substancias mais simples e conhecida da natureza. E apesar dessa simplicidade que aparenta ter, nos esconde muitos segredos, segredos estes que alguns cientistas continuam tentando descobrir. Entre elas está

O efeito Mpemba: A Agua quente congela mais rápido do que a água fria

Onde em 1969, um aluno de culinária da Tanzânia, chamado Erasto Mpemba, fazia um sorvete com um colega e notou que as misturas quentes congelavam mais rápido do que as mais frias. Resolveu então, perguntar sobre o fenômeno ao professor, que o ridicularizou. Mesmo assim, Mpemba não desistiu e convenceu um professor de física a fazer alguns experimentos que confirmaram suas observações. Em certas condições, a água quente realmente congela antes da mais fria.
Hoje, o fenômeno é conhecido “efeito Mpemba” e apesar de existirem várias explicações possíveis ele ainda não foi completamente entendido pelos cientistas.


explicações possíveis:

"Para os cientistas que dizem ter desvendado o mistério do Efeito Mpemba, o que acontece é que, quando as moléculas de água entram em contato, a repulsão natural que ocorre entre elas faz com que as ligações covalentes se distendam e acumulem energia. Quando o líquido é aquecido, as ligações de hidrogênio vão se distendendo conforme a água fica menos densa e as moléculas vão se distanciando cada vez mais umas das outras. Segundo os cientistas, essa distensão extra das ligações de hidrogênio permite que as ligações covalentes voltem a “encolher” um pouco e liberem energia, e essa liberação de energia é equivalente à liberação de calor. Assim, é por isso que a água quente se congela antes do que a fria.Mpemba!"
E assim mesmo, com todas essas pesquisas e descobertas da água, não há explicações concretas do que e o por que dessas transformações. Além dessa, muitas outras estão sendo estudadas, para que cheguem a uma conclusão exata do que realmente é e o por que acontecem.



Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe