Na Onda
Jornal da Escola Secundária da Boa Nova, Leça da P
Pesquisa

Entrevista com Pedro Sousa
Por Ricardo Faria (Aluno, 11ºC), em 2014/11/291206 leram | 0 comentários | 145 gostam
No passado dia 25, a ESBN teve o prazer e a honra de receber o presidente da União das freguesias de Matosinhos e de Leça da Palmeira, Dr. Pedro Sousa
No âmbito da semana da Presidência Aberta, tive o prazer de conversar com o atual presidente da União das Freguesias de Matosinhos e de Leça da Palmeira.
Pedro Manuel Valente de Sousa, nome completo do autarca, mostrou boa disposição, como é aliás característico na sua pessoa. Como sempre, aliás, revelou um espírito empreendedor, ao pretender adaptar projetos a uma nova realidade e criar novas dinâmicas numa ação concertada e de cooperação institucional entre a União de Freguesias Matosinhos-Leça.

Começamos por falar do seu percurso de vida, onde referiu que desde muito novo esteve ligado a movimentos associativistas e juvenis. É licenciado em Direito, tendo feito posteriormente uma pós-graduação em Direito Público e Administração Pública. No que toca ao seu percurso político-partidário, Pedro Sousa foi:

a) Presidente da Junta de Freguesia de Leça da Palmeira

b) Candidato a Vereador à Câmara Municipal de Matosinhos (7º lugar)

c) Secretário Coordenador PS Leça da Palmeira

d) Coordenador da Concelhia JS Matosinhos(4 anos)

e) Vice-presidente da Federação JS Porto

f) Secretário Nacional da JS

g) Membro da Comissão Política JS Porto

h) Membro Comissão Política Nacional JS

i) Membro do Secretariado do PS
Matosinhos (inerente)

j) Membro da Comissão Política do PS Porto (inerente)

No que diz respeito ao seu Percurso Associativo:

a) Vice-presidente da Associação Estudantes da Faculdade Direito UCP

b) Vogal Direcção AEFCUCP

c) Presidente Comissão Curso

d) Representante alunos na Escola Sec.Boa Nova

Ainda no ano de 2013, candidatou-se como independente à presidência da União das freguesias Matosinhos-Leça, e foi eleito com 31 anos de idade.

Pedro Sousa confessa que o que mais o orgulha no exercício das suas funções consiste no facto de neste patamar "ser possível fazer a diferença junto da comunidade e só isso já é um forte estímulo".

Também Pedro Sousa foi aluno na ESBN, caraterizando a nossa escola com um registo muito próprio, onde a inter-relação professor-aluno é muito positiva. Assume que a escola tem um corpo docente experiente e bastante competente, liderado pela nossa diretora, Inês Vilar. Pedro Sousa expressou ainda uma enorme gratidão à nossa escola por o ter formado enquanto cidadão e enquanto pessoa. Ainda sobre a ESBN, adiantou que estão a ser refletidas possíveis melhorias em vários espaços da nossa escola. No que toca à comunidade, estão já a ser delineadas diversas intervenções de índole política, social, económica, cultural e também desportiva, para que as nossas equipas de Matosinhos e Leça da Palmeira dos vários desportos, como o basquetebol, andebol, futsal, futebol, entre outros, possam ter o seu espaço e dedicar-se a fundo ao desporto com as melhores condições possíveis.

Agradecemos a sua presença na nossa escola, e fazemos votos de grandes sucessos na sua área, expressando ainda o desejo de que continue sempre com o seu espírito dinâmico e empreendedor.

Ricardo Faria

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe