Na Onda
Jornal da Escola Secundária da Boa Nova, Leça da P
Pesquisa

Um projeto de intercâmbio cultural
Por Biblioteca António Nobre (Administrador do Jornal), em 2014/03/20341 leram | 1 comentários | 113 gostam
"Em português nos entendemos", ou ligados pela tecnologia e pela língua portuguesa!
A biblioteca da nossa escola resolveu celebrar os 800 anos da língua portuguesa lançando aos alunos da escola o desafio de um novo projeto: o de estabelecerem contacto com alunos que, nos quatro cantos do mundo, falam e estudam português.

Foram muitas as escolas estrangeiras contactadas e diversas as respostas das que revelaram interesse em serem nossas parceiras: a Loyola High School, em Goa, o Liceu Franco-brasileiro do Rio de Janeiro, o liceu Rui Cinatti, em Timor, a Escola Portuguesa de Macau, a Escola Portuguesa do Lubango, a Escola Portuguesa de Maputo, a Escola Primária Completa 12 de Outubro também em Maputo, o colégio Francisco Xavier de Luanda.

Na nossa escola, selecionámos as turmas que partilharão experiências de vida e de aprendizagem com os seus colegas de outras partes do mundo.

Tivemos hoje a primeira aventura, contactando, através do skype, com os alunos de Goa! Para os adultos que assistiram, foi um momento emocionante, ouvi-los falar em português. Para os jovens, foi curioso compreenderem que partilham muitos interesses! Afinal, são jovens da mesma aldeia global!

Acreditamos que esta pode ser uma experiência muito enriquecedora para todos. Em tempo de globalização, e em que as tecnologias e a língua portuguesa são aliados preciosos, por que não começar cedo a "percorrer" o mundo? Para já de forma virtual, é claro!Mas nada nos impede a todos de sonhar!

( esis o blog do projeto:http://idiomaterno.blogspot.pt/)


Comentários
Por Cândida Ramoa (Professora), em 2014/03/23
Não estive presente nesse momento, que segundo os presentes, foi emocionante.
Parabéns pela iniciativa e pela oportunidade que estão a dar aos nossos alunos envolvidos no Projeto de viajar a partir da nossa "rica" Biblioteca.

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe