Na Onda
Jornal da Escola Secundária da Boa Nova, Leça da P
Pesquisa

Celebrando a poesia do outro lado do mundo
Por Biblioteca António Nobre (Administrador do Jornal), em 2014/03/20452 leram | 0 comentários | 116 gostam
A Escola portuguesa de Macau, nossa parceira no projeto "Em português nos entendemos", deu vida à poesia portuguesa num concurso de declamação!
Concurso de Declamação de Poesia
ou o mistério de todas as coisas…

No passado dia 21 de fevereiro, a Escola Portuguesa de Macau acolheu mais uma edição do Concurso de Declamação de Poesia que já vai na sua XII sessão. Entre as 11:00h e as 19:00h, o palco do auditório foi pisado por mais de meia centena de alunos, do 1° ao 12° ano que, ultrapassando todos os medos, deram voz a alguns dos mais belos poemas escritos em língua portuguesa.

O concurso é uma iniciativa anual do Departamento Curricular de Línguas Românicas e tem o objetivo de estimular o gosto pela palavra declamada e o contacto com poetas da língua portuguesa, contando com muitos entusiastas, sobretudo entre os mais novos.

Foram horas de doce melodia em que a palavra desassossegada dos poetas se fez ouvir e sentir, por vezes, em momentos de pura magia. Do amor à saudade, da solidão à insatisfação, do sofrimento ao direito de sonhar, de tudo o que atormenta o Poeta se pôde ouvir e o palco parecia pequeno para tanta emoção!

 A decisão, sempre ingrata, de avaliar estes jovens declamadores esteve a cargo, como já vem sendo habitual, de diversas personalidades convidadas, na sua maioria ligadas à educação, mas também ao jornalismo e à literatura, para além de professores da escola. Os vários elementos do júri, distribuídos por vários níveis, deliberaram e decidiram os vencedores no primeiro, segundo e terceiro ciclos e no ensino secundário. Aos alunos concorrentes do Ano Preparatório e de Português Língua Não Materna foi também atribuído um prémio.
 
Aos dois primeiros premiados de cada ciclo caberá, em maio próximo, a tarefa de representarem a EPM no Concurso de Associação de Educação de Macau, que conta com a participação de várias escolas da Região Administrativa Especial de Macau.
Vencedores ou não, estão todos de parabéns pela forma digna como deram a conhecer a alma de um povo que também se faz de poesia!

                                                                                                                                              Redação do Tempus & Modus,
Jornal da Escola Portuguesa de Macau


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe