Na Onda
Jornal da Escola Secundária da Boa Nova, Leça da P
Pesquisa

Dia de São Valentim
Por Filomena Centeno (Professora), em 2014/02/13709 leram | 1 comentários | 172 gostam
O dia dos namorados....
Dia dos namorados – 14 de Fevereiro - dia de São Valentim

Valentim era um sacerdote cristão contemporâneo do imperador romano Cláudio II (séc.III). Este imperador romano que queria constituir um exército grande e forte e não conseguia levar muitos romanos a alistarem-se, acreditou que tal sucedia porque os homens não se dispunham a abandonar as suas mulheres e famílias para partirem para a guerra.
E a solução que encontrou… foi proibir os casamentos dos jovens!
Valentim ter-se-á revoltado contra a ordem do imperador e terá casado muitos casais em segredo. Quando foi descoberto, foi preso, torturado e decapitado a 14 de Fevereiro.

Diz a lenda também que enquanto Valentim estava preso, muitos jovens atiravam flores e bilhetes dizendo-lhe que acreditavam no amor. Entre as pessoas que atiraram mensagens ao bispo estava uma jovem cega, filha do carcereiro, que conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram por se apaixonar e, milagrosamente a jovem recuperou a visão.

A tradição de bordar os "lenços dos namorados" na região do Minho, origem dos "lenços dos namorados" remonta aos séculos XVII - XVIII, nomeadamente em Viana do Castelo; tinham caráter tremendamente popular e ingénuo sendo eram bordados na adolescência pelas jovens apaixonadas, que neles mostravam os seus sentimentos amorosos à pessoa amada.

Inicialmente eram bordados a ponto cruz, com as cores preto e vermelho obrigando a "bordadeira" a ser muito paciente e cuidadosa na sua confecção.
Com o passar dos tempos, foram-se adoptando outros tipos de pontos mais fáceis e rápidos de bordar, dando origem a uma série de outras cores e outros motivos de decoração.

Viva o amor!





Mais Imagens:

Comentários
Por Cândida Ramoa (Professora), em 2014/02/15
Valeu a pena ler este artigo. Não conhecia a lenda, apesar dos meus cabelos brancos e de muitos anos a comemorar São Valentim.

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe