Na Onda
Jornal da Escola Secundária da Boa Nova, Leça da P
Pesquisa

Thomas Edison nasceu a 11 de fevereiro de 1847
Por Biblioteca António Nobre (Administrador do Jornal), em 2014/02/11264 leram | 0 comentários | 114 gostam
O Feiticeiro de Menlo Park (The Wizard of Menlo Park), como era conhecido, foi um dos primeiros inventores a aplicar os princípios da produção maciça ao processo da invenção.
Inventor norte-americano (1847-1931), registou mais de 1000 patentes na área da tecnologia, incluindo a lâmpada elétrica incandescente, o fonógrafo e o aparelho de projeção.
Apenas com doze anos de idade, começou a vender jornais durante viagens de comboio. Depois, num vagão que lhe foi cedido, montou uma prensa de impressão e fundou o jornal Weekly Herald que redigia, imprimia e vendia durante as viagens. Nos tempos livres, dedicava-se ao estudo de física, mecânica e química e fazia experiências no vagão. No decorrer de uma experiência pegou fogo ao vagão, sendo obrigado a mudar de emprego. Foi então trabalhar para um posto de telégrafo, emprego que ocupou até à Guerra Civil (1861-1865). Aos 17 anos de idade registou a primeira patente - um telégrafo duplo. Ao aperceber-se da necessidade de comunicações rápidas, durante a guerra, dedicou-se às invenções neste campo. Tornou-se rico e famoso, criando o primeiro centro de investigação fora da Universidade. A sua descoberta,denominada "efeito de Edison", fenómeno que consiste na emissão de eletrões por metais incandescentes,está na base da lâmpada de díodo. Edison desempenhou um papel fundamental nos campos das comunicações e da eletricidade.

Thomas Edison. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2014. [Consult. 2014-02-11].
Disponível na www: http://www.infopedia.pt/$thomas-edison>.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe