Na Onda
Jornal da Escola Secundária da Boa Nova, Leça da P
Pesquisa

Alcino Soutinho
Por Maria Cecília Furtado (Professora), em 2014/01/17735 leram | 0 comentários | 201 gostam
Um dos ícones da escola de arquitetura do Porto
Alcino Soutinho – O arquiteto que desenhou o edifício da Câmara Municipal de Matosinhos e a biblioteca municipal Florbela Espanca, faleceu com 83 anos em novembro do ano passado, na cidade do Porto.
Formado pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, distinguido com vários prémios e autor de uma vastíssima obra, o arquiteto é considerado pela crítica nacional e internacional como um dos "ícones" da denominada "Escola do Porto".

A Câmara Municipal de Matosinhos, uma das maiores obras primas da arquitetura portuguesa, é um prodígio de composição, de controlo e de articulação de diferenças entre os elementos, as formas e as áreas.
O edifício comprido e baixo, do qual sobressai uma cúpula imponente, apresenta aspetos e volumetrias diferentes conforme o local onde o visitante se encontra ou por onde passa, reservando-lhe constantes surpresas e uma aparentemente inesgotável variedade de soluções formais.
Quem visita o Salão Nobre dos Paços do Concelho não consegue ficar indiferente à harmonia e beleza do espaço.

A Biblioteca Municipal Florbela Espanca, que se encontra situado no ”Centro Cultural de Matosinhos” é sem dúvida num dos mais bonitos edifícios da região do Grande Porto.

Filomena Centeno

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe