Na Onda
Jornal da Escola Secundária da Boa Nova, Leça da P
Pesquisa

POLUIÇÃO DE METAIS EM LEÇA E GAIA
Por Biblioteca António Nobre (Administrador do Jornal), em 2018/01/11159 leram | 0 comentários | 47 gostam
A TSF anunciou, a 10 de julho de 2017, que duas ETAR, em Gaia e Matosinhos, ocupam o segundo e terceiro lugar, respetivamente, num ranking europeu de poluição de metais pesados lançados para a água.
Estes dados são de 2015, da Agência Europeia do Ambiente.

A Zero, associação ambientalista, diz que é necessário esclarecer estes dados e o que se passa nas ETAR. Põe, também, a hipótese de se tratar de um mau reporte de dados à Europa. No entanto, a Zero diz que esta situação é pouco provável devido à proximidade das ETAR.

  A associação finaliza dizendo que os metais pesados, como o cádmio, o mercúrio, o níquel e o chumbo apresentam-se perigosos para os ecossistemas. Segundo os ambientalistas, os metais resultantes das descargas de águas residuaisdestas ETAR no Oceano Atlântico acumular-se-ão nos seres marinhos cujos têm valor económico e serão consumidos pelos portugueses.

Nos humanos, os metais pesados devem-se ao consumo de alimentos contaminados, sendo os principais efeitos a disfunção renal, reprodutora e cognitiva.Também, doenças cardiovasculares e ósseas,a alterações neurológicas e malformações em fetos são consequências adjacentes a estes metais.O cádmio e o níquel por sua vez são causadores de cancro.

Na ETAR de Leça foi feita uma empreitada, que deveria estar terminada a 12 de setembro, após uma prorrogação de 101 dias. No entanto, está 49 dias atrasada. Assim, a Câmara de Matosinhos aplica unanimemente uma sanção no valor de 681 mil euros à empresa responsável pelas obras.

Lê-se na proposta que o empreiteiro confrontado com esta situação argumenta não ter concluído a obra devido ao depósito de solos estar contaminado com hidrocarbonetos.

Esta é a segunda sanção contratual aplicada à empresa, depois de em setembro a autarquia a ter sancionado em 1,2 milhões de euros por 88 dias de atraso.

O vereador do ambiente da Câmara de Matosinhos, Tiago Maia, revela-se surpreendido ao saber que a ETAR de Leça da Palmeira está entre as mais poluentes da Europa no que toca a metais pesados, garantindo que a qualidade das águas residuais de Matosinhos é atestada pelas bandeiras azuis das praias do concelho.Esteacredita ainda que a ETAR de Leça da palmeira terá melhores condições de funcionamento, após as obras.

Ana Jorge, Arthur Silva, Helena Costa e Tiago Moreira
Alunos de Química – 12.º A


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe