Na Onda
Jornal da Escola Secundária da Boa Nova, Leça da P
Pesquisa

12.ºH em Seminário sobre “Questões Trans”
Por Biblioteca António Nobre (Administrador do Jornal), em 2017/12/051473 leram | 0 comentários | 757 gostam
No passado dia 20, o 12ºH participou no seminário “Questões Trans”, organizado pela associação “Plano I”, na Câmara Municipal de Matosinhos.
Acompanhados pela Diretora de Curso, Dr.ª Cândida Ramoa, e pelas professoras de Português e de Higiene Segurança e Cuidados Gerais, os alunos tiveram a oportunidade de assistir, durante a manhã, a testemunhos na “ Primeira Pessoa”, destacando-se a intervenção de Lourenço Ódin Cunha (ex- concorrente da “Casa dos Segredos 3”).
Lourenço esclareceu que, aos 21 anos, tinha ido para fora do país, durante 10 anos, com o intuito de procurar respostas para o seu “problema”. No entanto, acabou por compreender que a solução estava em Portugal. De seguida, salientou que o seu lema de vida se baseou em dois grandes princípios - “Nada que não me constrói, me destrói “ e “ Temos que lutar pelos ideais, não pelo que achamos ser normal”.
Na mesa, encontravam-se mais dois intervenientes, a Roxane Pereira e o David Duarte, que relataram, de igual modo, as suas vivências, concluindo-se que havia um ponto comum entre todos - o apoio familiar, pois “faltando a família, falta tudo”.
Na segunda parte (de tarde), o Seminário decorreu com palestras de natureza académica e clínica, destacando-se a comunicação da Dr.ª Zélia Figueiredo, psiquiatra que tem acompanhado pessoas em processo de transição.
Segundo a nossa opinião, atividades como esta deverão abranger, cada vez mais, uma maior diversidade de públicos, dado que permitem momentos de reflexão que poderão ajudar a tomadas de comportamentos individuais e/ou coletivos, perante “Questões Trans”.

Alunos da turma H do 12.º ano do Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe