Na Onda
Jornal da Escola Secundária da Boa Nova, Leça da P
Pesquisa

E os direitos das crianças?
Por Biblioteca António Nobre (Administrador do Jornal), em 2017/10/30308 leram | 0 comentários | 62 gostam
O 9ºB refletiu sobre a exploração infantil a partir da análise de um cartoon de Lewis Hine ! Eis os trabalhos do Pedro, do Diogo e da Catarina!
Neste cartoon, uma criança está a transportar uma pedra com um homem poderoso sobre ela. Assim, está representada a escravatura infantil, que apesar de ser crime, ainda é um problema que se faz sentir atualmente.
No cartoon, tal como na reportagem, é ilustrada a escravatura infantil: hoje em dia, inúmeras redes de tráfico aproveitam-se de crianças indefesas, obrigando-as a realizar trabalhos pesados e a envolverem-se no mundo do crime.
A meu ver, pessoas que comercializam seres tão indefesos são hediondas. Como está bem ilustrado no cartoon, estão a violar os direitos humanos.Tudo isto acontece, porque se trata de um negócio milionário.

Pedro Santos


Esta imagem, de Lewis Hine, retrata uma criança no papel de trabalhador a carregar uma bola, que representa o “mundo”, em cima da qual está um homem de fato, que representa a exploração.
   Alguns dos aspetos relacionados com a reportagem são a escravatura e a exploração infantil. Muitas crianças são utilizadas como trabalhadores em fábricas, em condições desumanas.
   Na minha opinião, devemos amparar as crianças, mantendo-as na escola e ajudando-as financeiramente para que possam contribuir para a sustentabilidade das suas famílias e para terem uma infância melhor.
                                                                                                     Diogo Manuel da Costa Pereira
                                                                                                                    

O cartoon de Lewis é uma caricatura, que mostra uma criança a suportar o mundo, ou seja, a trabalhar para os outros e uma homem que não tem em consideração esse aspeto.
Este desenho dá a entender a desigualdade entre os mais ricos e mais desfavorecidos, em que as crianças trabalham e sustentam, como mostra a figura, o mundo, trabalhando para os outros.
Para concluir, este cartoon é interessante, porque indica-nos como as crianças mais pobres são maltratadas.

Catarina Pinto




Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe