Na Onda
Jornal da Escola Secundária da Boa Nova, Leça da P
Pesquisa

MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES
Por Biblioteca António Nobre (Administrador do Jornal), em 2017/10/09508 leram | 0 comentários | 163 gostam
“Ligando Comunidades e Culturas“ é o tema para outubro – Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, que decorre do tema anual da conferência IASL (International Association of School Librarianship) - “Aprender sem fronteiras”.
Esta temática alicerça-se nos objetivos da Agenda 2030 das Nações Unidas e na consciência do contributo que as bibliotecas, enquanto coração das escolas, universidades e institutos em todos os países do mundo, podem ter para os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, nomeadamente para o objetivo 4 – Educação de qualidade - assegurando uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Neste ano, pretende-se transmitir a ideia de que o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares liga comunidades de aprendizagem em todo o mundo. O objetivo é celebrar a importância das bibliotecas na afirmação de uma cultura pedagógica que atenda às necessidades dos alunos do século XXI, a qual passa pelo desenvolvimento da transliteracia, pela formação de leitores críticos, pela construção da cidadania, pelo reforço da inclusão social e cultural, com base em modelos de colaboração assentes na interdisciplinaridade entre bibliotecários e professores.

Celebraremos este mês planeando, organizando, apoiando, num reforço da colaboração com os professores no desenvolvimento do currículo, faremos sessões de formação do(s) utilizador(es) da biblioteca e sessões de animação e mediação leitora. Promoveremos, também, intercâmbio com bibliotecas de outras zonas do país.

O ponto alto deste mês terá lugar no dia 23 de outubro, Dia Nacinal da Biblioteca Escolar, em que promoveremos a atividade "PARAR para LER". À semelhança do que se passou no ano passado, a escola "parará" às 11h30m para ler, num gesto simbólico que pretende lembrar a importância da leitura, num mundo que exige de nós cada vez mais competências ao nível da literacia.

Será um dia de festa na biblioteca, e para o qual estão prometidas algumas surpresas!


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe