Na Onda
Jornal da Escola Secundária da Boa Nova, Leça da P
Pesquisa

Impacto da música na saúde e bem estar humanos
Por Silvia Lizi Correia (Professora), em 2017/02/11641 leram | 0 comentários | 164 gostam
Que impacto é que a música tem na saúde e bem estar de todos nós?
Com este artigo gostava de partilhar alguns conhecimentos que acho bem interessantes.
Para além do prazer de ouvir, cantar ou dançar, a música traz benefícios de diferentes formas. Segundo Armando Sena, um neurologista da Universidade Nova de Lisboa, que é o autor de um livro com o título Cérebro, Saúde e Sociedade, os benefícios da música no organismo humano prendem-se ao nível hormonal e dos marcadores inflamatórios relacionados com o stress. Assim. para este investigador, a música diminui esses marcadores- e desta forma podemos ficar mais resistentes -, reduzir a ansiedade e prevenir a depressão. Este estudioso também verificou que a música controla os batimentos cardíacos e diminui a pressão arterial, melhorando a nossa saúde.
A música também ajuda a controlar os níveis de dor. Após uma investigação realizada por investigadores espanhóis da Universidade de Almeria de Granada e Andaluzia, os doentes com dores musculares intensas e crónicas, ao estarem expostos a uma hora de música diária, conseguiram não sentir dores tão intensas. Muitos outros estudos têm vindo a ser realizados em todo o mundo, tendo-se verificado que a música ajuda a melhorar a memória, o sentido de orientação,a coordenação motora e aumenta a resposta imunitária.

Creio que qualquer um de nós está apto para ouvir, cantar, e até dançar , tendo assim possibilidade de melhorar o seu nível de bem estar.

Sintam a música, entrem no ritmo, cantem sempre que puderem.... vivam plenamente cuidando da vossa saúde!

Sílvia Lizi (responsável pelo Projeto (En) Cantar na Boa Nova )

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe