Na Onda
Jornal da Escola Secundária da Boa Nova, Leça da P
Pesquisa

Acerca da palavra do ano 2016
Por Biblioteca António Nobre (Administrador do Jornal), em 2017/01/17464 leram | 1 comentários | 110 gostam
Eis a opinião da Francisca Alves, do 12ºA
A “palavra do ano de 2016” foi uma palavra que Paulo Portas utilizou para se referir ao atual governo de coligação. Um governo agora conhecido como “geringonça” por, na opinião de muitos, trabalhar de forma rude e ser instável.
Reconheço o porquê desta ter sido a palavra mais votada pois é, sem dúvida, caricata. No entanto, a palavra “campeão” é, na minha opinião, a grande palavra do ano que passou. Ano esse que esteve repleto de conquistas desportivas, nomeadamente, o título de campeões europeus de futebol conseguido pela primeira vez por Portugal, mas também, no atletismo, no hóquei em patins, na canoagem e no taekwondo foram conquistados títulos a nível europeu. Não posso deixar de referir a prestação dos nossos atletas nos jogos olímpicos e paraolímpicos, tendo conseguido trazer para o país uma medalha olímpica e várias paraolímpicas.
Foram estes alguns dos importantes feitos desportivos que motivaram os portugueses a não baixar a autoestima e a lutarem coletivamente contra a difícil situação económica e política que atravessamos. A meu ver, se esta palavra tivesse sido a vencedora uma mensagem de orgulho, de reconhecimento e de esperança teria sido espalhada pelo nosso país.
Concluindo, a palavra “geringonça” foi a vencedora do concurso proporcionado pela Porto Editora, mas a palavra “campeão” honra, não só, o trabalho e sacrifício dos atletas, mas também, a união do povo português durante o ano de 2016.

Francisca Alves 12.ºA


Comentários
Por Paula Caravelas (Familiar de aluno), em 2017/01/17
Não poderia estar mais de acordo contigo, Francisca. Parabéns pelo teu texto.

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe