Na Onda
Jornal da Escola Secundária da Boa Nova, Leça da P
Pesquisa

A palavra do ano 2016
Por Biblioteca António Nobre (Administrador do Jornal), em 2017/01/17261 leram | 0 comentários | 75 gostam
Eis a opinião da Sara Macedo, do 12ºA
Todos os anos é escolhida uma palavra, de entre muitas, que visa caracterizar o ano que está prestes a acabar. A palavra escolhida pela Porto Editora para o ano de 2016 foi “geringonça”.
    Esta palavra surgiu inicialmente, por Paulo Portas, quando este falava sobre a coligação e, a partir daí, vários comentadores passaram a adotar este termo. “Geringonça” é uma máquina pouco viável e rude, que a qualquer momento pode parar, tal como o governo do nosso país.
    Esta palavra foi escolhida de entre muitas outras, que também caracterizam bem o ano de 2016, como por exemplo “campeão” (vitória de Portugal no campeonato europeu) e “presidente” (eleição de Marcelo Rebelo de Sousa para Presidente da República), etc.
    Contudo, na minha opinião, existe uma palavra que realmente merece o pódio e essa palavra é “turismo”. Embora este assunto apenas seja referido na altura do verão, a verdade é que Portugal é um país lindíssimo, tornando-o aliciante para os estrangeiros visitarem. A cada ano que passa, de norte a sul de Portugal, mais e mais pessoas viajam de outros países para conhecerem as nossas maravilhas. E são essas pessoas que, quando voltam para os seus países, espalham as maravilhas que viram, aumentando o número de pessoas que visitam Portugal no ano seguinte.
    É um ciclo que se repete, fazendo com que “turismo” seja a verdadeira palavra que caracteriza Portugal, não só em 2016, mas há muitos anos.

Sara Macedo 12 A


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe