Na Onda
Jornal da Escola Secundária da Boa Nova, Leça da P
Pesquisa

"Geringonça"? Palavra do ano?
Por Biblioteca António Nobre (Administrador do Jornal), em 2017/01/17191 leram | 1 comentários | 50 gostam
Eis a opinião do André Reis do 12ºA!
Geringonça” é a palavra do ano 2016 apresentada pela Porto Editora. Palavra que foi popularizada por Paulo Portas ao referir-se ao atual governo de coligação. Parece-me que se prestou demasiada atenção a esta expressão, até porque o meu tio Chico utiliza esse vocábulo há anos, caracterizando o seu trator e ninguém quis saber. Agora se é um político a dizê-lo... Enfim, é o país que temos.
   A palavra “presidente” também esteve na votação. Apropriado se pensarmos que agora temos um chefe de estado que vai ao S. João do Porto e dá o primeiro mergulho do ano numa praia de Cascais. Popularidade é o seu nome do meio.
   “Campeão” também andou por lá. Os portugueses ficaram malucos quando, de repente, as outras seleções começaram a jogar pior que nós, dando, assim, oportunidade ao povo lusitano de, finalmente, ganhar o europeu de futebol. Toma lá França. Esta é pelas invasões.
   Estamos a falar de um concurso que em 2012 elegeu a palavra “entroikado”. Aposto que essa palavra até aí nem existia. Deve ter sido inventada propositadamente para efeito de competição.
   Estou surpreendido por não andar por lá, também, as palavras que caracterizaram o combate do ano. Não, não é Hillary VS Trump, mas sim Uber VS Táxi. Combate que protagonizou a frase “as leis são como as meninas virgens, foram feitas para ser violadas”. No fundo até acho que temos um bom país.
   Posto isto, penso que a palavra do ano deveria ser algo como “dicionário”. Assim, abrangia todas as palavras e evitavam-se polémicas.

André Reis
12º A


Comentários
Por Paula Caravelas (Familiar de aluno), em 2017/01/17
Um texto muito apelativo e bem escrito. Parabéns , André!

Escreva o seu Comentário