Na Onda
Jornal da Escola Secundária da Boa Nova, Leça da P
Pesquisa

Visita ao Farol de Leça da Palmeira
Por Silvia Lizi Correia (Professora), em 2016/11/14958 leram | 0 comentários | 186 gostam
Visita de estudo no âmbito das disciplinas de Biologia-Geologia e Fisico-Química dos alunos do 11º D
Na quarta- feira dia 26 de Outubro de 2016 a nossa turma deslocou-se até ao Farol de Leça, com o intuito de melhorar os seus conhecimentos e inteirar-se um pouco mais sobre a matéria de geologia.
Já no Farol, pudemos observar uma vastidão de coisas, nomeadamente a nossa zona costeira. Conseguimos observar a existência de várias infraestruturas com o objetivo de melhorar a dinâmica costeira, como é o caso dos quebra mares e identificamos possíveis zonas que atualmente são zonas de urbanização mas que já foram zona dunar. Apreciamos a vastidão da bela paisagem e de grande parte da zona de Leça e ouvimos, também,a explicação do nosso guia, que abordou temas relacionados com a ótica, a luz do Farol e a sua importante função para os barcos e navios.
Quando saímos do Farol, paramos junto à praia e constatamos a diversidade de rochas conseguindo observar bastantes fissuras (diáclases). Observamos também o pouco areal existente, dado o reduzido transporte de sedimentos feito pelo mar até à costa devido à construção de barragens que os impedem de chegar a jusante, sendo assim necessário a intervenção antrópica.
A ação antrópica é desenvolvida pelas construções como paredões, esporões, quebra-mares e molhes que toda a zona costeira apresenta, realizando assim uma grande alteração da dinâmica costeira.
Ao acabar assim a visita de estudo, regressamos à escola já com mais conhecimentos, complementando a matéria dada na aula, prontos para prosseguir novas etapas

Sara Oliveira Nº19 11ºD
Fotografias: Anabela nº 1; Professora Sílvia Lizi

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe