Na Onda
Jornal da Escola Secundária da Boa Nova, Leça da P
Pesquisa

Projeto Mar de Plástico
Por Silvia Lizi Correia (Professora), em 2016/05/09743 leram | 0 comentários | 200 gostam
O Projeto Mar de Plástico está a ser trabalhado com a turma do 8º A, e é uma parceria com o CIIMAR
O projeto Ocean Action, coordenado pelo CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental - Universidade do Porto) tem como principais objetivos aumentar o conhecimento sobre os princípios essenciais da Literacia do Oceano e o impato da poluição no mar, bem como promover boas práticas aplicáveis à conservação do ecossistema marinho.
Para atingir estes objetivos estão previstas diferentes iniciativas de sensibilização com e para a Comunidade Escolar e o público em geral, entre as quais se destacam:
• Palestras e atividades ciência experimental em Escolas de Ensino Básico e Secundário da região do Grande Porto;
• Desenvolvimento e disponibilização de protocolos de ciência experimental para realização de atividades pedagógicas práticas em sala de aula;
• Realização de uma exposição itinerante sobre o tema da poluição marinha;
• Ações de limpeza de praias com escolas e outros grupos;
• Produção de esculturas de grande tamanho com plástico reciclado e uma peça de teatro sobre este problema, para posterior exibição em locais públicos da cidade do Porto e escolas envolvidas.
• Concurso nacional de fotografia para público em geral e concurso de artes plásticas e desenho para escolas da região sobre o tema poluição dos oceanos

A nossa escola participou neste projeto realizando algumas atividades propostas pelo CIIMAR, que foram a recolha de plásticos na Praia da Meia Laranja, em Leça da Palmeira, onde estiveram os alunos dos 7º anos e 8º ano. Participaram também numa palestra sobre Os microplásticos e o mar, desenvolvida pela Drª Agata Gil, elemento do CIIMAR. Os alunos do 8º A ainda fizeram no âmbito da disciplina de Educação Visual um trabalho para inscrição no Concurso Reciclarte promovido pelo CIIMAR, mas ainda se está à espera dos resultados. Na disciplina de Ciências Naturais abordaram o tema e desenvolveram um cartaz sobre os problemas de poluição na praia da Meia Laranja e na disciplina de Português construíram a letra de uma música sobre este problema ambiental.
Tem sido um projeto inovador e cheio de criatividade artística por parte dos alunos do 8º A, e uma mais valia para abordar este problema ambiental que nos afeta a todos.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe