Na Onda
Jornal da Escola Secundária da Boa Nova, Leça da P
Pesquisa

ESBN vai à praia
Por Biblioteca António Nobre (Administrador do Jornal), em 2015/12/04509 leram | 1 comentários | 153 gostam
Meia laranja mais limpa!

No dia 16 de novembro, as turmas do 7º e 8º anos fizeram uma saída à praia da Meia-laranja, no âmbito do Projeto Mar de Plástico, promovido pelo CIIMAR, Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental. Foram acompanhados por uma técnica do centro e por vários professores, também empenhados em contribuir para esta nobre missão.

Já no areal, os alunos, equipados com luvas, sacos e fichas de registo, foram instruídos no sentido de recolher resíduos em espaços previamente delimitados e registaram a quantidade e tipologia de materiais encontrados.
   Foram recolhidos pedaços de plásticos de variadíssimos tamanhos, redes de pesca, pontas de cigarros, pauzinhos de chupa, de cotonetes, madeira, garrafas, esferovite, esponjas, restos de embalagens do Mac’Donalds, entre outros.
   Foram contabilizados cerca de 20 sacos de resíduos em cuja maioria predominava, evidentemente, o plástico. Um aluno do 8º A comentou, com muita razão, que não devemos deitar detritos para o mar, pois “Tudo o que atiramos vai regressar!”
   Todo este processo foi documentado com registo fotográfico. Os alunos regressaram à escola com a sensação de que contribuíram para a limpeza da praia, mas, apesar de orgulhosos, mostraram-se conscientes de que ainda há muito a fazer e que todos devemos cuidar dos espaços que nos cercam – neste caso, no sentido de evitar que tantos resíduos vão parar ao mar.


Comentários
Por Cândida Ramoa (Professora), em 2015/12/13
Quantas vezes passeamos pela praia e não vemos o que está sob a película mais fina de areia. Esta atividade revelou a quantidade de plásticos que se encontram numa praia "aparentemente"limpa. Foi importante para alunos e professores.

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe